Ideologia - filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideologia
A ideologia tem dois significados e duas concepções: a neutra e a crítica. O termo ideologia no senso comum é sinônimo ao termo ideário, ou seja, conjunto de ideias, pensamentos,doutrinas de um mundo individuo orientado por suas ações sociais e principalmente políticas, Ideologia é, portanto, um conjunto de ideias, procedimentos, concepções: religiosas; filosóficas; intelectuais, quepossui certa lógica e que orienta o sujeito para determinadas ações de uma forma responsável e adepta. Na concepção crítica ela é vista como uma falsa realidade que busca formas universais a visão daclasse dominante.
Carl Marx defendia a concepção crítica, para ele a ideologia age mascarando a realidade. Por exemplo, a ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmosdireitos sociais, econômicos, políticos e culturais. Mas sabemos que isso não acontece de verdade: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não tem direito; crianças de escola publica temdireito social bem inferior as de escola particular, pois o ensino não é de mesma qualidade; negros e índios são descriminados como inferiores e etc. A maioria acredita que por pagar impostos, ser eleitore pagar as dividas já faz delas um cidadão, sem considerar as condições que fazem alguns mais cidadãos que outros. A função da ideologia é de nos impedir de pensar em coisas como essas.
A ideologia éalgo sutil, ela está no nosso dia a dia, podemos dizer que é algo alimentado e manipulado diariamente por meios de comunicação e algumas instituições (escola, faculdade, Igreja, trabalho, Ceitasetc.) As ideologias não buscam a verdade e sim o poder. Elas tiram da realidade somente aquilo que lhes convém, para compor seu argumento baseado em uma verdade distorcida, ela se concentra na utilidadeespecifica e não na verdade objetiva. Reduz não somente a verdade, mas também o ser humano.
Podemos concluir que a Ideologia é uma falsa ideia, imposta de forma tão engenhosa que nem percebemos...
tracking img