Identifique Duas Caracter Sticas Da Rede Urbana Na Regi O Do Algarve

2074 palavras 9 páginas
Identifique duas características da rede urbana na região do Algarve, observáveis na figura.
R: rede policêntrica; distribuição assimétrica em termos espaciais; distribuição linear; forte litoralização; existência de municípios sem qualquer lugar com dois mil ou mais habitantes.

Apresente dois fatores naturais que contribuíram para o padrão de localização dos lugares com dois mil ou mais habitantes na região do Algarve.
R: relevo aplanado no litoral; relevo montanhoso no interior; existência de serras no interior do Algarve; proximidade do oceano; situação de abrigo dos ventos dominantes; existência de costa arenosa/praias.

Explique a importância das cidades de média dimensão na diminuição dos desequilíbrios da rede urbana nacional, considerando os seguintes tópicos de orientação:
A complementaridade ao nível dos serviços: favorecimento das economias de aglomeração; fixação/atração de atividades económicas; fornecimento de serviços especializados; fixação da população de origem rural; melhoria da qualidade de vida das populações.
O desenvolvimento da rede de transportes: aumento da conetividade da rede viária; justificação da existência de estações ferroviárias; justificação da existência de interfaces intermodais; melhoria da acessibilidade entre centros da mesma região.
O recurso à intermodalidade com o modo de transporte marítimo, de acordo com a figura, não é necessário nos percursos… 4,6,7 e 9.
O troço do percurso em território nacional, representado na figura, tem uma extensão que varia entre… 100 e 150 km.
A construção de interfaces no sistema de transportes apresenta vantagens, das quais se destacam… o aumento do conforto dos passageiros e encurtamento do tempo de viagem.
A diminuição do tráfego rodoviário em algumas cidades europeias tem a vindo a ser assegurada pela implementação de medidas como, por exemplo,… a expansão da rede de ciclovias e o aumento da oferta de transportes públicos de melhor qualidade.
A política de transportes da União Europeia

Relacionados