IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DA INFORMAÇÃO: FATOR DETERMINANTE NA NOVA DINÂMICA DA GESTÃO

1951 palavras 8 páginas
WAGNER LOPES ACELINO DA SILVA

IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DA INFORMAÇÃO:
FATOR DETERMINANTE NA NOVA DINÂMICA DA GESTÃO

Artigo apresentado como requisito parcial do oitavo semestre da disciplina Sistemas de Informações do curso de Ciências Contábeis.

Senhor do Bonfim
2010

IDENTIFICAÇÃO:

I – DO AUTOR
Wagner Lopes Acelino da Silva, graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Estado da Bahia, cursando o 8º semestre.

RESUMO

A contabilidade, como ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades, há de traduzir e aplicar seu entendimento sobre a evolução proporcionada por esta questão, ainda mais que há um aumento considerável do interesse em detectar, avaliar e se possível, mensurar os chamados “ativos intangíveis” das entidades. Dentre tantos, direcionamos nossa atenção para a informação.

As empresas se deparam com um grande desafio: explorar o máximo esse ativo intangível: a informação, e assim, desfrutar das vantagens estratégicas que advêm da aplicação do conhecimento adquirido através da mesma. Dentro do universo empresarial, principalmente, não há como refutar algo a que atribuí-se como “imprescindível”, principalmente quando resultados dependem de tomadas de decisões rápidas e precisas, nesse momento a informação encerra em si mesma um dilema: cada vez mais os intangíveis alteram de forma determinante o comportamento dos tangíveis.

Palavras-chave: ativos intangíveis, informação, identificação, mensuração, gestão.

IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DA INFORMAÇÃO:
FATOR DETERMINANTE NA NOVA DINÂMICA DA GESTÃO

INTRODUÇÃO: A informação é o sustentáculo de todos os que têm por objetivo tornar eficiente o processo de decisão, aos diversos níveis da sociedade (econômico, político...), uma vez que a informação sobrepõe-se às variáveis de um determinado sistema que permite

Relacionados