Identificação klebsiella pneumoniaea

1224 palavras 5 páginas
A infecção mais grave do trato respiratório é a pneumonia, que é centrada nos espaços aéreos distais dos dutos alveolares até os sacos alveolares. Os sintomas de pneumonia incluem febre, tosse, graus variáveis de produção de escarro, dispnéia (respiração curta; dificuldade de respiração) e dor no peito. A dor no peito pode ser difusa, vaga e constante, ou localizada e intermitente, acentuada por respiração profunda se houver pleurite. A respiração curta e a dispnéia em geral indicam envolvimento dos bronquíolos terminais e alvéolos em um processo pneumônico mais difuso. Os sinais físicos indicativos do trato respiratório inferior incluem estertor e roncos, sons respiratórios diminuídos e rigidez localizada à percussão nos casos de pneumonia lobar.
Coleta da amostra
Pode-se coletar essa amostra do trato inferior introduzindo-se um cateter pela laringe até a traquéia. Se um tubo endotraqueal estiver colocado ou houver uma traqueostomia, será simples aspirar as secreções traqueais. Geralmente supõe-se que os aspirados endotraqueais evitem alguns dos problemas de contaminação do escarro expectorado. De fato, a incubação introduz a possibilidade de contaminação, uma vez que as secreções orais podem passar pela via do tubo endotraqueal. Essas amostras devem, portanto ser interpretadas com o mesmo cuidado daquelas obtidas com o escarro expectorado. Foi sugerido que culturas quantitativas de aspirados traqueais possam fornecer melhores dados. A técnica quantitativa envolve a realização de escarro que foi liquefeito enzimaticamente antes de plaquear em Agar.
Isolamento primário e incubação
As amostras foram semeadas em placa de Ágar Sangue que é um meio de cultura diferencial e não seletivo rico em nutrientes, utilizado para isolamento de microorganismos não fastidiosos, prova de satelitismo e verificação de hemólise de Streptococcus spp. e Staphylococcus spp. em cultivo primário. Possui coloração vermelha escura e opaca, e Ágar MacConkey que é um meio de cultura

Relacionados

  • Avaliação da microbiota da musca doméstica l. (diptera: muscidae)
    17345 palavras | 70 páginas