Identificar cluster de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificar cluster de empresas (Exercício nº 6)
José Ap. Augusto* – RA 486558

Exercício apresentado ao Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, como parte dos requisitos para complemento de nota, na disciplina Gestão de Redes de Pessoas e Organizações.
Orientador: Prof. Dr. Roniberto Morato do AmaralLiteralmente traduzido do inglês para o português, cluster significa “grupo” ou “aglomeração”. É, portanto, um conjunto. Mas, um conjunto de quê? Basicamente, trata-se de um conjunto de empresas interligadas por relações de colaboração ou de rivalidade, concentradas numa determinada região geográfica que, de forma espontânea ou induzida, começam a cooperar (mesmo que sejam concorrentes) para melhorarem asua competitividade, gerando benefícios para todos mas, sobretudo e em primeiro lugar, para eles próprios. Seu principal lema é “Cooperar para competir”.
Desde a década de 1970, com as mudanças ocorridas no ambiente competitivo das empresas, tem aumentado o interesse de estudiosos em economia e administração no fenômeno de agrupamento de micro, pequenas e médias empresas, em sistemas locais deprodução e cooperação, com o intuito de melhorar a competitividade dessas organizações. Estes agrupamentos, geralmente entre empresas ou agentes de atividades similares e/ou relacionadas e com proximidade geográfica, são conhecidos como Clusters ou Sistemas Locais de Produção/inovação.
De acordo com Suzigan, Garcia e Furtado (2002), o foco destes estudos se justifica pela importância que taisaglomerações de empresas vêm assumindo, o que têm motivado grande interesse por parte de órgãos públicos e instituições privadas.
As aglomerações de empresas e instituições em clusters ou sistemas locais de produção/inovação (SLPs) têm merecido atenção na literatura econômica desde os trabalhos pioneiros de Alfred Marshall sobre os distritos industriais ingleses, no final do século XIX. Com base nasideias seminais de Marshall, muitos outros autores estudaram as razões do sucesso competitivo dessa forma de organização industrial. [...]
Há três aspectos mais relevantes: (1) a importância das economias externas locais, cerne de toda a discussão sobre clusters ou SLPs; (2) a necessária caracterização como aglomeração geográfica de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, esua respectiva forma de organização e de coordenação, e (3) os condicionantes históricos, institucionais, sociais e culturais que podem influir decisivamente na formação e evolução do cluster ou SLP. (SUZIGAN; GARCIA E FURTADO, 2002)
___________________________________________________________
* Aluno de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação – Universidade Federal de São CarlosUFSCar, Jan. 2013.
No Brasil, o conceito de clusters está se difundindo com mais profissionalismo, para que todos os atores do processo tenham ganhos competitivos, enfrentando e vencendo enormes problemas de infra-estrutura, logística, acesso a informações, financiamentos. Apesar da carência de serviços técnicos e profissionais especializados para orientação e formação de clusters, além do aindafraco papel de governos locais, do incipiente volume de investimentos em inovação e desenvolvimento de produtos e do fraco espírito de cooperação, com o histórico de diversos clusters de sucesso, esta realidade está se modificando.
Podemos enumerar alguns clusters brasileiros bem sucedidos como, por exemplo:
* Cluster de Turismo de São Luis, MA: entre seus objetivos, podemos enumerar: (a) amelhoria da organização da cadeia produtiva do setor do turismo de São Luis; (b) o reforço das instituições relacionadas com a cadeia produtiva; (c) a capacitação dos seus recursos humanos; (d) a melhoria da articulação entre os atores públicos e privados; (e) a mobilização da sociedade. (SÃO LUIS, 2011)
* Cluster Madeireiro do Extremo Sul da Bahia: empreendimentos ligados à área florestal,...
tracking img