Identificando o fenômeno bullying – a violência disfarçada na escola.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICANDO O FENÔMENO BULLYING – A VIOLÊNCIA DISFARÇADA NA ESCOLA



Andréia Maria Rodrigues Ferreira¹






RESUMO:

Pretende-se através deste trabalho mostrar que colocar apelidos pejorativos, bater, difamar, fazer fofoca, excluir do grupo, amedrontar, fazer chantagem, são atitudes muito mais severas do que parece aos olhos negligentes da sociedade, acostumada a achar “normal”aquilo que adoece. No momento atual, a violência é um fenômeno que se observa com freqüência crescente em todos os domínios da vida social. Esse fenômeno também ocorre na escola, onde professores e alunos vivenciam no seu cotidiano diferentes formas de violência. O buillying é toda a forma de violência através de atitudes agressivas repetitivas, que não tem motivação aparente, perpretadas por umaluno ou grupo contra outro, causando sofrimento, angústia e dor e está presente em todas as escolas. As agora conhecidas e divulgadas conseqüências e efeitos negativos destes comportamentos para o desenvolvimento e para a saúde mental dos jovens envolvidos e para todo o público em geral, talvez seja uma das possíveis causas da atualidade deste assunto, e é o que identificaremos neste trabalho,através de uma revisão da literatura sobre o tema.

Colocar a metodologia a ser adotada e possíveis resultados esperados.

Palavras-Chave: Buillying, Violência, Escola.

Introdução (Verificar formatação: Acho que é espaço duplo ou 1,5 ntre linhas; Introdução é com letra maiúscula).


Atualmente, a violência escolar é o tema que mais exige atenção dos profissionais da educação. Entretanto,quando pensamos em violência escolar, logo nos vêm em mente cenas de alunos trocando xingamento, socos, chutes; ou então, grupos de alunos ou ex-alunos depredando o patrimônio, munidos de armas ou drogas, comprometendo a integridade da vida escolar. Neste contexto, queremos chamar a atenção para um modo de violência – não menos cruel, nem menos incidente – que está presente em todas as escolas, sejamelas da rede pública ou privada e envolve significante número de alunos. Trata-se do fenômeno bullying, que se define como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas por um ou mais alunos contra outro(s), sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento.

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas queocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), ___________

1Aluna do curso de Licenciatura Específica em Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
causando dor e angústia, e executados dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais quetornam possível a intimidação da vítima. O bullying é um problema mundial, sendo encontrados em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de bullying entre seus alunos desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.


Fante (2005)define bullying como abuso físico ou psicológico contra alguém que não é capaz de se defender. Ela comenta que quatro fatores contribuem para o desenvolvimento de um comportamento de bullying: 1) uma atitude negativa pelos pais ou por quem cuida da criança ou do adolescente; 2) uma atitude tolerante ou permissiva quanto ao comportamento agressivo da criança ou do adolescente; 3) um estilo depaternidade que utiliza o poder e a violência para controlar a criança ou o adolescente; e 4) uma tendência natural da criança ou do adolescente a ser arrogante. (Sempre que puder coloque as páginas da citação – vale para todas as citações)


Sabe-se que o bullying atinge principalmente os indivíduos que estão na adolescência, que é a fase mais difícil de serem educados, de acordo com relatos de...
tracking img