IDENTIFICANDO E MUDANDO PENSAMENTOS AUTOMATICOS

1521 palavras 7 páginas
Trabalhando com pensamentos automáticos

Os métodos para descobrir e modificar os pensamentos automáticos desadaptativos encontram–se no cerne da abordagem cognitivo-comportamental. A identificação e a modificação ocorrem juntas como parte de um processo progressivo de desenvolvimento de um estilo de pensamento racional.

1. Reconhecimento das mudanças de humor
Nos estágios iniciais da TCC, os terapeutas precisam ajudar os pacientes a entender o conceito de pensamentos automáticos e a reconhecer algumas dessas cognições. Uma boa regra é considerar qualquer mostra de emoção como um sinal de que ocorreram pensamentos automáticos. A mudança de humor é um método especialmente útil de descobrir pensamentos automáticos, porque normalmente gera cognições que são emocionalmente carregadas, imediatas e de alta relevância pessoal.

2. Psicoeducação
Geralmente, dedicamos algum tempo no início da terapia a breves explicações sobre a natureza dos pensamentos automáticos e como eles influenciam a emoção e o comportamento.

3. Descoberta guiada para pensamentos automáticos
1. Faça questionamentos que estimulem a emoção. - As emoções são sinais de que o tópico é importante para o paciente.
2. Seja específico – O Questionamento deve ser focado em uma situação claramente definida e memorável.
3. Focalize em eventos recentes não no passado distante - O questionamento sobre eventos recentes normalmente tem a vantagem de dar acesso aos pensamentos automáticos que na verdade ocorreram na situação e que podem ser mais passível de mudança.
4. Mantenha-se em uma linha de questionamento e um tópico. – Tente evitar pular de tópico em tópico. É mais importante fazer um trabalho completo, trazendo à tona uma série de pensamentos automáticos em uma única situação do que explorar diversas situações. Se puderem aprender a identificar totalmente seus pensamentos automáticos para um determinado problema, terão maior probabilidade de fazer o mesmo em outras situações.
5. Vá

Relacionados

  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas