Identificaçao de polimeros sinteticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS

OBJETIVO: IDENTIFICAR QUATRO AMOSTRAS DE POLÍMEROS SINTÉTICOS ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES.

RESUMO
Nesse estudo, foram analisadas amostras de 4 polímeros: cloreto de polivinila (PVC), poliestireno (PS), polietilenotereftalato (PET) e (PEAD) polietileno de alta densidade. O estudo foi dividido em quatro partes, em cada amostra, foram feitosexperimentos para verificar densidade, fusão e decomposição, e como se comporta em H2O, NaCL, Álcool e durante a queima e a presença de cloro.

INTRODUÇÃO
Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações de polimerização. Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores. O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamadograu de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções. Os polímeros sintéticos estão divididos em dois tipos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação.Os polímeros de adição: é quando as substâncias usadas na geração de polímeros fazem de forma obrigatória uma ligação dupla entre os carbonos. Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligaçãodo π e também a geração de duas novas ligações simples.

Os polímeros de condensação: são gerados quase sempre através da reação, por meio de dois monômeros distintos e com a extinção de pequenas moléculas. Nessa modalidade de polimerização, os monômeros não necessitam demonstrar ligações duplas por meio dos carbonos, no entanto, é extremamente necessária a presença de dois tipos degrupos funcionais distintos.

Com o polímero sintético é possível fabricar vários objetos, dentre eles: sacolas plásticas, para-choque de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas e relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.

Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, formado pela reação entre o ácido tereftálico e oetileno glicol, originando um polímero termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas. Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. Pode ser reciclado,pelo processo de termo reação, ou a quente, onde a determinada temperatura, o polímero fica líquido, podendo então ser moldado, extrusado, comprimido ou em outra forma.

O polietileno de alta densidade (PEAD) é um termoplástico derivado do eteno, cuja maior aplicação encontra-se nas embalagens. O PEAD foi introduzido comercialmente na década de 1950, e atualmente é o quarto termoplástico maisvendido e a segunda resina mais reciclada no mundo. Essa resina tem alta resistência ao impacto, inclusive em baixas temperaturas, e boa resistência contra agentes químicos.
A obtenção do PEAD se dá através da polimerização do eteno pelos seguintes processos: suspensão em solvente (slurry); solução; fase gasosa, sendo esta última à tecnologia mais moderna. São utilizados na produção de sacolas desupermercado, sacos para produtos hortifrutigranjeiros, frascos para produtos de higiene e limpeza, cosméticos, produtos farmacêuticos e alimentícios, tubos de gás, água potável e esgoto, tanques de combustível para automóveis, telas de sombreamento (usadas em estacionamentos e na construção civil), dentre outros.

O Policloreto de polivinila, mais conhecido pelo acrônimo PVC é um plástico não...
tracking img