Identificação e caracterização dos elementos teóricos que constituem a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
YEDA CRISTINA DE LIMA PAES
VILMA DE OLIVEIRA GORDO

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERZIAÇÃO DOS ELEMENTOS TEÓRICOS QUE CONSTITUEM A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA
FAC-FEA-ARAÇATUBA/SP
2010
YEDA CRISTINA DE LIMA PAES OLIVEIRA
VILMA DE OLIVEIRA GORDO

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ELEMENTOS TEÓRICOS QUE CONSTITUEM A PSICOLOGIA
ORGANIZACIONALProjeto de pesquisa da disciplina: Seminário de Pesquisa I - Elaboração de Projeto
Professor: Márcio Rodrigo Garcia

FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA
FAC-FEA/ARAÇATUBA/SP
2010
Resumo

A profissão do Psicólogo tem sido objeto freqüente de reflexão, discussão e estudos, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o trabalho do profissional em psicologia naorganizacional.
Desta forma fez-se necessário questionar se existe dentro das organizações essa clareza sobre o papel do psicólogo organizacional, tanto por parte da empresa e seus responsáveis quanto do próprio profissional de psicologia que nela atua.
Sendo assim, essa pesquisa é essencial para se adquirir um pouco de conhecimento, habilidade e atitudes exigidas e exercidas pelo psicólogo hojedentro das organizações, assim poderemos investigar se temos ou não apresentado no mercado de trabalho às responsabilidades para as quais, supostamente, fomos capacitados durante a formação.
Faremos uma tentativa de delimitar quais têm sido as possibilidades de atuação ocupadas hoje pelo profissional de psicologia organizacional, identificando se essas atividades têm sido dadas a partir dasexigências da organização ou das habilidades identificadas por cada profissional dentro de suas competências.

Palavras Chave: Atuação do profissional, contribuição psicológica na organização.

INTRODUÇÃO

Exercer apenas admissões, pagamentos, demissões e registros de caráter legal foram uma fase pioneira da psicologia organizacional, tais atividades expandiram-se para funções mais amplas,inclusive, desenvolvimento e pesquisa. Apenas de um contato inicial com o processo de seleção, o psicólogo foi se envolvendo com outros problemas organizacionais que culminaram no trato da pesquisa na organização como um todo. (MENDONÇA...)
Atualmente o que está colocado como tarefa para o psicólogo organizacional é que trate dos problemas com que se ocupou tradicionalmente interrelacionando-os evinculando-os ao sistema social da organização; que trate, ainda, de novas questões oriundas do conhecimento das características sistêmicas das organizações. (SCHEIN 1982)
Em geral é difícil para uma Organização o exercício cotidiano, principalmente de liderança, saber com relativa clareza como canalizar a chamada Energia de Produção do grupo que gerencia, é justamente quando o assunto érelacionamento, que as lideranças encontram maior dificuldade em se posicionar.
Respeitar o ser humano, essa é uma regra de ouro nas relações humanas, e é tão importante que precisa ser lembrada em sua plenitude.
Nunca é demais lembrar que todo o esforço dedicado à construção e à manutenção de um bom clima de convivência grupal redunda no desenvolvimento de relações humanas satisfatórias, pessoas quese sentem respeitadas e importantes costumam ser mais solidária e participativa dentro de uma organização, além de desenvolverem um grau maior de maturidade e responsabilidade.
Algo de relevância nessa pesquisa é a comunicação humana, algumas reflexões demonstram a importância deste assunto dentro das organizações, à liderança, por exemplo, é um processo que se desenvolve dentro de um meio sociale que depende fortemente da interação humana, seria virtualmente impossível liderar sem se comunicar, boa parte dos problemas decorrentes da chamada “liderança ineficaz”, se encera em questão de comunicação, desta forma a psicologia organizacional é usada como uma ferramenta da administração, analisando psicologicamente as pessoas envolvidas nas organizações, além de estudar os efeitos...
tracking img