Identificação de um empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1228 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO
Identificação de um Empreendedor

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo nesse trabalho é falar sobre o empreendedorismo. Levando em conta que muitas empresas não conseguem manter suas portas abertas por muito tempo. Uma pesquisa do Sebrae-SP mostra que cerca de 58% das empresas que surgem de pequeno porte não passam do terceiro ano.
Uma justificativa para essa alta porcentagem podeser a falta do espírito empreendedor. Falta de habilidades administrativas, financeiras, tecnológicas e até mercadológicas.
O que pode levar o empresário para sucesso, é a sua determinação, sua vontade própria somada com uma mente aberta para obter conhecimentos e para desenvolver atitudes que levam a pessoa ao sucesso.
Muitos empreendedores esbarram nas primeiras dificuldades e não conseguemsuperá-las. Seja por medo de assumir riscos, por não conseguir identificar as oportunidades que o mercado oferece, ou seja por decisões mal tomadas, por falta de liderança.
Em meio a tantas dificuldades, existem os casos de sucesso, pessoas bem-sucedidas. Exemplos de liderança, de conhecimento. E com um próprio exemplo disso entrevistamos o Sr. Eurípedes Custódio Soares para nos contar um poucode sua trajetória e seu trabalho.

PERGUNTAS

1. O quê você poderia contar-me a seu respeito antes de começar o seu primeiro negócio.

Bom, nasci em uma família onde não tinha muitas condições. Meu pai faleceu quando eu tinha apenas 15 anos. Como filho mais velho tive que começar a trabalhar para ajudar minha mãe a sustentar minha casa e meus 3 irmãos.

2. Os seus pais, parentes ouamigos próximos eram empreendedores? De que forma?
Meu pai tomava conta de sua oficina com alguns funcionários. Minha mãe, dentro do possível deu continuidade por mais alguns anos.

3. Você tinha algum modelo?
Desde pequeno o que me impressionava não era o negocio de meu pai, mas sim a maneira como ele trabalhava, o seu esforço, sua determinação, sua vontade de vencer e superar as dificuldades. Meespelho nele até hoje.

4. Quais eram as suas metas? Qual era o seu estilo de vida ou outras necessidades pessoais? Como você combinava esta interação?
Meu objetivo foi mudar a situação da minha família. Eu pensava, quando eu tiver meus filhos, eu não quero que eles passem pelo que eu passei. Vou trabalhar e mudar minha realidade, não quero ser apenas mais um.

5. Como você avaliou aoportunidade em termos dos fatores críticos de sucesso? Da competição? Do mercado?
Eu simplesmente decidi dar tudo o que eu tinha e apostar no negocio. Confiei em mim mesmo e acreditei que eu fazendo o que eu tinha de melhor, me esforçando ao máximo, conseguiria vencer as barreiras e alcançar meus objetivos. Sempre existe mercado, mas para os melhores.

6. Quais eram as mais difíceis lacunas apreencher e problemas a resolver quando você começou a crescer rapidamente?
Os obstáculos mais difíceis a superar enquanto está crescendo é a organização e o planejamento. Para que tudo aja com perfeição é necessário ter uma atenção especial nestes dois tópicos. A organização é necessária para que as tarefas sejam executadas com certa rapidez e facilidade, agilizando o andamento entre as varias áreasdo setor produtivo. E para que a organização não seja falha é essencial um planejamento perfeito, onde é previsto com antecedência o que será necessário para executar alguma tarefa. Sem buracos no planejamento é possível fazer com que tudo ocorra perfeitamente, tanto na área administrativa como na produtiva.

7. Quando você procurou pessoas-chave como sócios, conselheiros ou gerentes, existiamatributos ou atitudes pessoais que lhe interessavam especialmente, porque sabia que iam melhor se adaptar a você e que eram importantes para o sucesso? Como você os encontrou?
É importante ter em mente que as pessoas que procuramos para juntar a organização sempre serão importantes e trará resultados positivos para a mesma. É apenas uma questão de saber escolher a pessoa certa para a área certa,...
tracking img