Identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- CCS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL I
PROFESSORA: VALÉRIA SENA

IDENTIDADE

ADRIANA DA SILVA MOREIRA DE SOUSA (1033382)
DÉBORA BRENA NOGUEIRA MARQUES (1033356)
LAÍZA DE CARVALHO PAULINO (1033366)
VANESSA BEZERRA DA CUNHA (1033409)

TERESINA-2012
INTRODUÇÃO

Especulações a cerca da identidade sãofeitas desde os primórdios da civilização. Nota-se a variação da importância dada a esse tema ao longo dos séculos e com o passar do tempo essa questão vem acompanhando a história da humanidade. No entanto quanto mais se investiga sobre o assunto maior o leque de interpretações e significados dado a ele. A psicologia principalmente enveredada pela psicologia analítica do Eu e a psicologia cognitivaproblematiza a formação e construção da identidade através de fases crescentes de autonomia e o fato de ela ser gerada pela socialização e garantida pela individualização.
O aporte teórico, de modo geral, refere-se à identidade como conjunto de traços, de imagens, de sentimentos que o indivíduo reconhece como fazendo parte dele próprio, construído a partir do feedback do outro (MICHENER et al,2005).
Diversos teóricos tentaram definir a natureza da identidade, e no geral, essa é vista como uma articulação entre as instâncias individual e social. Harbemas (1990 apud STREY, 2009) refere-se à “identidade do eu” constituída, baseando-se na identidade natural e na identidade de papel sendo formada a partir da integração desses dois aspectos, ou seja, através da igualdade com os outros e dadiferença em relação aos outros. Por isso, atualmente fala-se em identidade psicossocial a fim de explicitar a articulação que permeia a díade individual – social.
Na busca pela compreensão de como se constitui a identidade, as perspectivas naturalista, essencialista e maturacionista provindas de estudos anatomo-fisiológicos indicam o ser humano como fonte das funções psíquicas, isto é, colocam aidentidade como tendo natureza inata, aportando a como possuidora basicamente de natureza biológica. No entanto, essa concepção é substituída pela idéia de que essas funções se constituem a partir da inserção do indivíduo no mundo. Compreende-se contemporaneamente, como visto nos estudos de Séve (1989 apud STREY, 2009), que o homem concreto constrói-se a partir de um suporte biológico que tempapel fundamental no desenvolvimento de relações sociais e que, por meio desta, o indivíduo vai apropriando-se de formas históricas de individualidade, incorporando-as a sua identidade através da mediação do outro (social). O caráter da apropriação remete à noção do indivíduo como um ser ativo na construção de seu contexto e, consequentemente, de si próprio.
Faz-se necessário compreender apluralidade humana invocada pelo duplo aspecto da igualdade e da diferença, quando se reporta a noção conferida pela origem etimológica da palavra identidade (idem = o mesmo; do latim). O vocábulo tanto remete-se ao conjunto de caracteres que diferencia o indivíduo dos demais quanto o uni, o inclui no grupo, o faz pertencer ao grupo.

DESENVOLVIMENTO

Cada indivíduo enquanto sujeito possui respostaspróprias para o questionamento “Quem é você?”, respostas que refletem seu autoconceito ou autoesquema, ou seja, que demonstram sua estrutura organizada de cognição ou de pensamentos a respeito de si mesmo. O autoconceito constitui-se de percepções próprias sobre a identidade social assumida e as qualidades pessoais, bem como de generalizações do eu baseadas na experiência.
O embasamento daidentidade encontra-se na gênese do eu de modo que, ser dotado de um eu é possuir capacidades de executar ações reflexivas, planejar, observar, guiar o próprio comportamento. Essas ações desempenham função tanto de autocontrole quanto de automotivação da prática, o que confere ao ser humano possibilidade de desenvolvimento de um eu ativo- dotado de impulso para atuar ao mesmo tempo em que recebe...
tracking img