Identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de Identidade foi criado pela Psicologia para compreender o processo de produção do sujeito, que lhe permite apresentar-se ao mundo e reconhecer-se como alguém único e como muitosoutros termos em Psicologia, tem várias compreensões e utiliza contribuições de outras áreas do conhecimento, temos abaixo algumas dessas diferentes conceituações.
Segundo Carlos R. Brandão,antropólogo e educador, a identidade explica o sentimento pessoal e a consciência da posse de um eu, de uma realidade individual que torna cada um de nós um sujeito único diante de outros eus; e é, aomesmo tempo, o reconhecimento individual dessa exclusividade: a consciência de minha continuidade em mim mesmo. A referência do autor ao eu em oposição aos outros eus, leva-nos a considerar algobastante importante: é em relação ao um outro- diferente de nós- que nos constituímos e nos reconhecemos como sujeito único.
Já na visão do psicanalista André Green, o conceito de identidade agrupavárias idéias, como a noção de permanência, de manutenção de pontos de referência que não mudam com o passar do tempo, como o nome de uma pessoa, suas relações de parentesco, sua nacionalidade. Sãoaspectos que, geralmente, as pessoas carregam a vida toda. Assim, o termo identidade aplica-se à delimitação que permite a distinção de uma unidade. Por fim, a identidade permite uma relação comos outros, propiciando o reconhecimento de si.
De uma forma geral, a identidade é um processo de construção permanente, em contínua (desde antes de nascer até a morte). E neste processo demudança, o novo (quem sou, agora) amalgama-se com o velho (quem fui ontem).
Contudo, há situações em que esse processo de mudança contínuo ocorre de modo intenso, confuso e, muitas vezes, angustiante edoloroso. Falamos então de crise de identidade.
Um caso exemplar de crise de identidade, em função inclusive de seu caráter inexorável, e que pode ser vivida com mais ou menos sofrimento, é a...
tracking img