Identidade e etnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GEOGRAFIA.

TÓPICOS EM CULTURA E DIVERSIDADE

ETNICORRACIAL.

Dourados-MS
2012.

Acadêmico: David Ader Santos Lourenço
Geografia UFGD 3º Semestre. 2012

Identidade e Etnia
Identidade se constrói a partir do momento que se diferenciamos das demais culturas, e nossomos assim e não os outros. No momento que o "outro" fala é que construímos a nossa identidade e assim criamos a ideia do poder, dito como superior ou inferior aos outros. Na verdade é que se tornando o outro "diferente", criamos forças e uma meta de dominação que assim subjugamos que eles são estranhos e inferiores, o índio, negros, amarelos, e nós somos os “melhores” tentando mostrar que eles sãomeros penetrantes de uma sociedade branca e civilizada.
O que não é correto ou tentamos redefinir, ou simplesmente excluímos de vez. È valido lembrar que na cultura indígena teve uma grande modificação, pois houve alteração no modo cultural e linguístico, assim que aconteceram os primeiros contatos com os brancos houve uma redefinição, ou seja, os “civilizados” interferiram seu modo de vida,“reeducaram” tornando civilizado, não para ser igual mais sim para ser desiguais e inferiores tento que atender as necessidades e os negócios dos brancos.
O contacto entre os brancos e índios provoca alterações na vida e conceitos culturais, políticos do indígena. Segundo o autor Carlos Rodrigues Brandão no seu texto “O índio no mundo branco”, ele cita três eixos que deixa claro as modificações queteve no conflito entre essas duas etnias. 1)Ele perde as suas terras ou uma parte delas, permanecendo em um território reduzido,ou é empurrado para mais adiante,onde nem sempre encontra as mesmas condições adequadas de caça e pesca, de coleta e de agricultura;2)ele perde toda ou parte da autonomia de suas relações políticas e passa a se relacionar socialmente com a natureza,com outros grupos tribaisou regionais e com sua própria ordem interna como um dependente,um tutelado;3)ele perde as condições anteriores de manter a equação de trocas de bens e trabalho que preserva a vida física e social de todos entre todos;caçadores e agricultores solidários, que buscam alimentos em grupos e plantam em família para o sustento de todos, tornam-se coletores individuais de castanhas,não mais apenas para asobrevivência da família, ou para a fabricação e ornamentos rituais,mas para a empresa que paga pelo produto e assim, determina as regras do trabalho
O Branco tem o poder de modificar totalmente a cultura indígena, pois além de civilizar os índios eles também tomam as terras, modifica totalmente a construção de suas casas, e ainda ouvimos dizer que eles são “vagabundos” bêbados, e que só sabempedir nas casas alheias, mais é valido aqui realçar que eles são “empurrados” a uma pequena parte da sociedade; e suas terras são poucas e suas famílias são grandes, e seu modo produtivo já não pode ser mais ou mesmo devido o tamanho das suas terras, e também a falta incentivo do governo.
O pertencer ou não a uma classe, uma etnia faz com que criamos atributos e valores, assim definimos nossaidentidade. Geralmente usamos o termo etnia para nos referirmos a grupos indígenas ou de nativos. Porém, o termo etnia pode ser usado para decifrar vários grupos étnicos existentes no mundo. O nome também é fundamental, pois se trata também do conceito antropológico, interligados a uma classe ou historia. Os sobrenomes de algumas pessoas mostram às vezes sua origem ou ainda a diferenciação de classese conceitos étnicos.
Segundo o autor José Manuel Moram explica o método de inserir e ser bem aceito na sociedade “Quando crianças encontramos o mundo “pronto” e nos esforçamos pra entendê-lo  e nos encaixarmos nele. “A sociedade nos ensina, ao mostrar o que é positivo e negativo, o que fazer pra sermos bem aceitos”. No momento em que começamos a procurar o nosso caminho exclusivo, próprio, a...
tracking img