Identidade visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quando surgiu o Ecodesign?
Nos anos 90 as indústrias eletrônicas dos EUA buscavam uma forma de produção que causasse o mínimo de impacto adverso ao meio ambiente. Assim, a Associação Americana de Eletrônica (American Electronics Association) formou uma força tarefa para o desenvolvimento de projetos com preocupação ambiental e produção de uma base conceitual que beneficiasse primeiramente asmembros da associação. Deste então, o nível de interesse pelo assunto tem crescido rapidamente e os termos "Ecodesign" e "Design for Environment" têm-se tornado comuns e seguidamente relacionados com programas de gestão ambiental e de prevenção da poluição.
O que é?
Fiksel, 1996: O conceito de Ecodesign pode ser considerado recente, pois se originou do conceito de projeto para o meio ambiente(DfE - Design for Environment). Ecodesign é definido como sendo um conjunto específico de práticas de projeto, orientadas à criação de produtos e processos eco-eficientes, tendo respeito aos objetivos ambientais, de saúde e segurança, durante todo o ciclo de vida destes produtos e processos Ecoeficiência?
Pra que serve? O conceito de ecoeficiência, como foi definido anteriormente, nos remete apráticas O principal objetivo do Ecodesign é a criação ambientalmente responsáveis, que devem ser de produtos ecoeficientes,sem comprometer concordantes com as políticas e estratégias da seus custos, qualidade e restrições de tempo empresa. Desta maneira, para que sejam para a fabricação. alcançados os objetivos da empresa com relação aos compromissos ambientais assumidos, é necessário que sejamadotadas algumas práticas.
Quais os benefícios que promove? A implementação de um processo de EcoDesign e Cultura da Sustentabilidade no ambiente construído, buscará minimizar os impactos negativos localmente existentes e concomitantemente evitar futuras ações que possam incidir em referenciais degradados. Criação de referenciais de qualidade de vida e salubridade urbana por localidades, com participaçãoe envolvimento da comunidade local na elegibilidade de critérios de qualidade de vida. Criação e Manutenção de posturas locais de natureza pró-ativa para aprovação de futuros projetos locais e formas de compensação de impactos negativos.
2. Quem pratica o Ecodesign? Quais as vantagens obtidas?
A prática de Ecodesign torna-se essencial para aquelas empresas que já reconheceram que aresponsabilidade ambiental é de vital importância para o sucesso no longo prazo, pois promove vantagem como: redução dos custos; menor geração de resíduos; gera inovações em produtos; atrai novos consumidores. Porque praticar? Porque a lei demanda. É uma tendência irreversível a conscientização e necessidade de cumprimento das leis. Além de surgirem novas leis — propostas por grupos pró-ativos — existe o acessoe participação da comunidade por conta de canais permanentes de comunicação, quanto à exposição de riscos de uma ecologia urbana insalubre.  O meio ambiente construído é um bem coletivo não devendo servir para interesses de um grupo enquanto degrada ambientalmente outra parte de convivência da coletividade.
Segundo o princípios do EcoDesign, essa consciência deve estar alerta para todo o tipo deintervenção no meio urbano, uma vez que comprovadamente, os projetos tem o poder de efetivamente abalar a saúde local:
- Por uma questão ética;
- Reorientar projetos e manter um nível de integridade da qualidade de vida local;
- A reconstrução dos valores e referenciais locais como um compromisso;
- Práticas para o compromisso ambiental.
Para que sejam alcançados os objetivos da empresa comrelação aos compromissos ambientais assumidos, é necessário que sejam adotadas algumas práticas durante o projeto de um produto. Algumas dessas práticas estão a seguir:
- Recuperação de material;
- Projetos voltados à simplicidade;
- Redução de matérias-primas na fonte;
- Recuperação e reutilização de resíduos;
- Uso de formas de energia renováveis;
- Utilização de materiais renováveis;
- Produtos...
tracking img