Identidade sonora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 O princípio ISO
Em seu artigo The Past, Present and Future of Music Therapy, Altshuler cita alguns avanços na prática musicoterápica a partir de suas experiências no Eloise Hospital. A premissabásica é que a música tem o potencial de afetar diretamente o estado mental dos pacientes, tendo uma vantagem estrutural frente à intervenção da fala, p. ex., uma vez que não depende da racionalização edo sentido. Segundo o autor, a música afeta diretamente núcleos mais primitivos do sistema nervoso, onde não pode haver resistências intelectuais, tendo, portanto, um espectro de ação mais amplo e aomesmo tempo mais sutil.
Altshuler aposta numa compreensão da "fisiologia da música" que afirma que o processamento musical do cérebro se dá em uma série de estruturas (hipotálamo, tálamo ecerebelo) antes de atingir o telencéfalo. A música não depende então de centros cognitivos superiores para que sintamos seus efeitos, pelo contrário, ela invade esses centros por caminhos mais primitivos. Éfácil constatar esses efeitos quando ouvimos uma música e mesmo involuntariamente começamos a bater o pé ou mexer a cabeça - a isto dá-se o nome de reflexo talâmico. Obtemos assim uma forma decomunicação com o mundo exterior preciosíssima, pois seu funcionamento não é interrompido pela doença mental. Os relatos clínicos de Oliver Sacks, neurocientista inglês, estão repletos de exemplos de casossemelhantes onde são discutidas as possíveis causas e consequências desta suscetibilidade humana à música. (SACKS, 2007)
Entretanto, para podermos utilizar essa vantagem, segundo Altshuler, uma abordagemespecial precisa ser usada. Aqui entra a "manobra ISO" ou princípio ISO. ISO aqui significa "igual", e diz respeito por um lado à maior facilidade que o paciente tem de responder a músicas queestejam o mais próximo possível do seu estado emocional, e, por outro lado, à necessidade do terapeuta de usar tais músicas para que suas intervenções tenham maiores efeitos.
Leva-se em conta aqui...
tracking img