Identidade nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA

2º ANO ENSINO MÉDIO

Identidade Nacional: a diversidadecultural brasileira

Costumamos dizer e ouvir que somos o povo brasileiro! Que vivemos no país do futebol edo carnaval. Pelo menos é assim que nos veem os outros povos, na maioria das vezes. Contudo, quando somos indagados e questionados sobre nossa identidade nacional, ou seja, que povo realmente somos e,qual o sentido da nossa formação enquanto nação, ficamos na maior “crise de identidade”. Ora, como definir quem realmente somos em meio à diversidade cultural?
A questão é: comoviemos, enquanto povo e nação ao longo da história, construindo nossa identidade nacional? Mas, será que temos mesmo uma única e autêntica identidade nacional?
Somos um povo que surgiu deuma grande confluência! Miscigenados! Ou seja, o povo brasileiro foi formado, a princípio, a partir de uma miscigenação, que foi a mistura de basicamente três “raças”: o índio, o branco e o negro.Nosso país é uma “aquarela” de grupos étnicos! Constituída por meio da colonização (século XVI) e depois, pelas imigrações por voltados séculos XVIII e XIX. Temos então uma pluralidade deidentidades,caracterizada pelas diferenças. Por conta dessa variedade de identidades,povos e tradições, os diferentes grupos étnicos fizeram com que ocorressem em nosso país, um processo chamado deetnicidade, ou seja, grupos étnicos lutando e reivindicando algo na sociedade, tanto no âmbito econômico ou político,como ocorre com os índios e os negros.Um exemplo de etnicidade e mobilização é a lutapela igualdade de oportunidades no trabalho e na educação, distribuição de renda,contra a discriminação étnica-racial (racismo), etc., que os negros travam no Brasil.Todos os grupos étnicos queimigraram para o Brasil a partir dos séculos XVIII e XIX foram muito importantes no desenvolvimento da nação e ajudaram a dar um colorido especial ao país. O problema é
quando “desprezamos” as nossas...
tracking img