IDENTIDADE FEMININA NO CONTO AMOR E I LOVE MY HUSBAND

466 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON
CURSO: LETRAS

PROJETO DE PESQUISA PRISCILA MONTEIRO NEVES TELLES

TIMON-MA
2012
PRISCILA MONTEIRO NEVES

A IDENTIDADE FEMININA NOS CONTOS AMOR DE CLARICE LISPECTOR E I LOVE MY HUSBAND DE NÉLIDA PIÑON.

PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO NO CURSO DE LETRAS COMO REQUISITO PARA OBTENÇÃO DE NOTA NA DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA.

TIMON-MA
2012
JUSTIFICATIVA A mulher, importante figura na história e sociedade, vem ao longo dos tempos, sendo revelada na literatura, sendo que esta, revela diversos contextos, e com o feminino não poderia ser diferente. Mais recentemente, com o estudo dos gêneros, o tema mulher e todo seu contexto estão ainda mais em foco. No conto Amor de Clarice Lispector e em I Love My Husband de Nélida Pinõn, as autoras tratam da temática mulher no seio da família, lidando com suas emoções, maridos e rompimentos, possibilitando um estudo sobre gênero, podendo analisar diversos contextos, entre eles papel da mulher nos dias atuais, preconceitos, desigualdades, entre outros.
O tema traz ao aluno a reflexão sobre a realidade feminina na sociedade, algo de extrema relevância, pois desperta o olhar do aluno para outras realidades, forjando-o, uma vez que ele é participante desta mesma sociedade e necessitam ter conhecimento e opiniões sobre os diversos contextos. Além disso a leitura de grandes obras e autoras. As mulheres tem conquistado muitos lugares e esse rompimento inicia-se exatamente no interior, como relatado nos textos.

PROBLEMA

A literatura sempre reproduziu a voz masculina e o machismo, afinal, a literatura descreve seu tempo. Porém, nas últimas décadas apreende-se um novo olhar sobre a situação da mulher. Esta passa a ser descrita em seus sentimentos, conflitos e até mesmo desejos de rompimento com o

Relacionados