Identidade digital e direitos autorais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Identidade Digital e Direitos Autorais



As novas tecnologias, em particular a internet, vieram para ficar e já começaram a alterar o comportamento da sociedade nos seus hábitos, formas de trabalho e de socialização. Somos hoje a Sociedade da Informação e temos nas nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas.
Com a globalização da internet e aproliferação das redes sociais como: Facebook, Twitter, Myspace, Hi5, etc. As pessoas para pertencerem a estas redes ou para terem acesso a outros serviços disponibilizados na internet têm que possuir uma identidade digital. A identidade digital segundo a Wikipédia “é a representação digital dos dados relacionados com uma pessoa, empresa, sistema, máquina, acessível através de meios técnicos”.Desses dados podem constar nome, morada, palavras-chave, etc. A identidade digital serve para identificar a pessoa ou entidade em conexões ou transações de forma segura entre meios humanos e tecnológicos.
As redes sociais fazem cada vez mais parte da vida e do quotidiano das pessoas, estas não se a percebem que cada vez mais estão dependentes das tecnologias e não têm consciência que a suaprivacidade pode ser facilmente invadida. Quando partilhamos nas diferentes redes sociais, as informações e conteúdos que lá colocamos, passam a estar ao dispor de qualquer um, logo é essencial não disponibilizar informações pessoais (morada, contatos, fotografias, etc.) de modo a não expor a nossa vida privada e evitarmos os perigos que isso representa para a nossa privacidade.
Com o incremento das TIC edas redes sociais na vida do cidadão comum, nem sempre é possível saber onde começa e acaba o verdadeiro “Eu” porque no mundo virtual não existem tradições e convenções sociais, as pessoas tiram a “máscara social” e acabam por mostrar o seu lado mais reprimido. Na internet as pessoas não tem medo de ser julgadas, porque não encaram quem os julga cara a cara. Por outro lado muitos adultos/jovenscriam uma identidade aparente a partir dos outros e não de si mesmo, escrevem o que os outros acharam interessante e não o que eles pensam verdadeiramente, publicam material que agrada aos outros. A sua Identificação é construída a partir do exterior e não do seu próprio ser, isto é, baseada na visão dos outros e não de si mesmo.
Para que as crianças naveguem com segurança na internet é necessárioque os pais ensinem os filhos a usar a internet de forma segura para que não venham a correr riscos. Para isso inicialmente os pais só devem deixar a criança navegar na presença de um adulto, não deixem que a criança tenha computar no quarto, para não ficar isolada, utilize todas as ferramentas de proteção para evitar o acesso a sites não apropriados, falar com a criança sobre o que fez e viu nainternet regularmente, para nunca dar informações a estranhos nem dar os seus dados, principalmente passwords, a ninguém, evitar que a criança esteja na internet durante a noite, pedir ajuda a um adulto sempre que tenha problemas.
Como sou educadora de infância o contacto que os alunos tem com as TIC é baseado em jogos educativos offline, Paint e Word porque a sala não tem acesso à internet, logosobre o impacto das TIC na vida dos nossos alunos eu vou basear-me em algumas pesquisas feitas na internet. Segundo Correia no seu trabalho Potencialidades Educativas das TIC no Ensino Básico (2004, p. 12) “a interação estabelecida entre o computador, Internet, Email, entre outros e os alunos possibilita um sem número de alternativas de aprendizagem, uma vez que todo o conjunto de açõesdesenvolvidas pelo aluno na sua relação interativa com o computador proporciona a complexidade da comunicação na sala de aula, uma vez que a interação não se restringe à informação que é apresentada no ecrã, mas possibilita quer o acesso e a preparação de fontes exteriores de informação, como também a comunicação à distância, o que significa aprendizagem colaborativa e expansão da capacidade de diálogo...
tracking img