Identidade cultural ou multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Identidade cultural ou multiculturalismo?

Os conceitos de “multiculturalismo”, “diálogo intercultural”, “pluralismo
cultural” ou “educação intercultural” tornaram-se constantes no quotidiano dascomunicações europeias, numa tentativa de focar o quadrante cultural como
sendo peça tão fundamental como a económica e a política. Pretende-se que a
“identidade europeia” suscite nos cidadãoseuropeus um sentimento de pertença a um grupo, a um espaço, a um conjunto de valores, a um modus vivendi (estilo de vida) que sustente as relações humanas e abra caminho para a prosperidade diplomáticae afirmação identitária num mundo globalizado mas política, social e economicamente instável.
Para Max Weber, a União Europeia é a única organização política nascida na
modernidade. OsEstados-Membros juntam os seus esforços para relevarem a sua vontade de viverem em conjunto. É importante, então, que a ideia de identidade europeia comece a ser transmitida ás novas gerações (tendo em conta oseu papel na história).



Mais importantes que as divisões geográficas, religiosas ou políticas, as correntes artísticas, científicas ou filosóficas influenciaram-se e enriqueceram-se mutuamenteao longo dos séculos, constituindo e determinando o património que distingue, hoje em dia, as diversas culturas da União Europeia. Contudo, por mais diferentes que sejam, os povos europeus partilhamuma história que situa a Europa no mundo e na qual se funda a sua especificidade. É aí que se enquadra o “modelo cultural europeu”, entre o respeito pela expressão cultural própria de cada povo e osintercâmbios, e as acções de cooperação, que alimentam e enriquecem cada cultura.


...

O CONCEITO DE IDADE MÉDIA

“A expressão Idade Média foi criada por pensadores humanistas do final doséculo XV comum significado pejorativo; para eles,o período posterior às invasões germânicas havia sido de atraso, obscurantismo e intolerância. Os humanistas eram admiradores da cultura greco-romana,...
tracking img