Identidade culturais e escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estamos vivendo um período de grandes transformações em que algumas reações refletem alguns momentos de insegurança, medo, desconfiança e conformismo, por outro lado, procuramos cultivar no nossocotidiano a esperança e a criatividade, buscando assim construir um mundo diferente, mais humano que nos possibilite a convivência com a diversidade cultural presentes em nossas vidas, no trabalho, naescola, na família, na sociedade e no mundo.

Na América Latina encontramos muitos projetos neoliberais de caráter dominante, onde são causadas reformas estruturais que acentuam ainda mais amarginalização e a exclusão.

As dimensões dos nossos continentes estão sofrendo grandes abalos e os mais afetados são as pessoas excluídas da sociedade, por fatores, sócias, discriminações etnias,religião, opções sexuais, entre outros.

Convivemos com essas classes todo tempo de nossas vidas, porem essas diferenças não é valorizado, reconhecidas e muitas vezes por preconceitos, pessoas de classesque se diz superior, não interage com estas classes, subestimando suas capacidades.

No entanto, no meio destas contradições e conflitos o caráter multicultural vem crescendo-nos diversos lugares denosso país.

Desde o princípio da nossa história sabemos que a miscigenação é um dos traços de nossa formação histórico-cultural, que os povos originários e os afro-americanos são testemunhas domassacre realizadas ao longo da história do nosso país.

Discutir a diversidade cultural significa compreendê-la, levando em conta seu dinamismo vivido por homens e mulheres, trabalhadores, negros ebrancos, adultos e adolescentes, enfim, alunos e professores, seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos, presentes na história.
Portanto podemos afirmar que a perspectiva interculturalem educação não pode ser vista e pensada sem os problemas sociais e políticos, onde relações culturais e étnicas se confrontam por relações de poder
.
Nesse sentido na década dos anos 50, os...
tracking img