Ideias gerais de descartes (breve resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
René Descartes foi um filósofo francês, nascido em 1596. Famoso por sua frase “Penso, logo existo”, viveu em um período marcado pelo ceticismo,em uma época em que a Europa enfrentava uma transiçãopara o mundo capitalista.
Seu livro mais conhecido é “Discurso sobre o método”. Descartes utilizava o método da dúvida para chegar a verdades absolutas. Chegou a afirmar numa famosa frase quedevemos duvidar de tudo, exceto da própria dúvida. Segundo ele, dividindo-se as coisas em pequenos fragmentos e questionando cada um deles, a verdade seria alcançada. Quanto aos erros, acreditava queeram nada menos do que falhas no método de se pensar.
Descartes também se destacou como grande filósofo da Matemática. Alguns autores até o mencionam como “Pai da matemática”, por ter seaprofundado em Geometria Analítica, tendo inclusive publicado um livro anexo a “Discurso sobre o Método” com o nome de “A Geometria.”
Na verdade, enxergava o mundo de maneira matemática: acreditavaque as coisas tinham espessura, comprimento e largura. Segundo o autor, as verdades reais só são atingidas quando se deixa a imaginação ou dos sentidos de lado, ou seja, neceessitam ser exatas ematemáticas, com base na razão.
Mesmo sendo tão racional, René se preocupava com a metafísica. Acreditava na existência de corpo e alma, e através da metodologia da dúvida e do pensamento matemáticoele conseguiu comprovar a existência de Deus e do amor. Ele afirmava que nosso corpo seguia as mesmas leis dos outros corpos, mas que a alma era a essência do ser humano, responsável pelaracionalidade, indivisível, e que com ou sem um corpo, ela sempre continuaria existindo.
O filósofo também discorreu um pouco sobre a moral, porém de uma maneira diferente da sua filosofia das verdadesabsolutas. Ele coloca a necessidade de sempre partir de alguns preceitos estabelecidos e ter parâmetros para as decisões. Diz que devemos sempre seguir a religião, as leis e costumes do nosso país,...
tracking img