Ideb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Com experiência em projetos de pesquisa e extensão em políticas públicas de Educação Básica, fala das perspectivas atuais da educação a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
•O que é IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica está inserido no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do Ministério da Educação. É um índice calculado para cada escola erede escolar, que varia de zero a dez. Essa ?nota? é composta pelas taxas de aprovação dos alunos e pelos resultados de desempenho de alunos em testes que chamamos de larga escala (SAEB e Prova Brasil). O índice vem sendo calculado pelo Ministério da Educação desde 2007, mas, quando ele foi divulgado, os dados provinham do ano de 2005. E ele vai sendo divulgado de dois em dois anos.

•O índiceespelha a realidade?
Em princípio é muito difícil mascarar o índice. Embora as taxas de aprovação sejam calculadas a partir das informações das escolas ao Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), existem também os resultados nas provas de Matemática e de Português. E sobre esses resultados as escolas não têm tanto controle assim. O que se coloca hoje em dia comoum questionamento em relação a esse índice diz muito mais respeito a até que ponto o IDEB retrata a situação de qualidade da educação. O que poderia se agregar? Mesmo que se tome como ponto de partida ou se aceite a ideia de que o IDEB retrata de fato uma situação, ficam as questões: por que o IDEB é baixo? Quais são as condições de oferta educacional que mais influenciam esse IDEB baixo? E, alémdisso, o que poderá ser feito no sentido de horizonte? Essas condições podem evoluir positivamente?

•Qual é o objetivo do IDEB?
Eu penso que temos que chamar a atenção para um nome: Desenvolvimento da Educação Básica. É um índice que pretende narrar e se mostrar como uma medida da qualidade da educação no Brasil. Em 2007, o IDEB foi lançado no bojo do Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE). Na verdade, não é um plano, mas um conjunto de programas e de ações do Ministério da Educação, envolvendo Educação Básica e Educação Superior nas suas distintas modalidades e etapas. No interior do PDE, existe o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que prevê elaboração, pelos estados e pelos municípios, do Plano de Ações Articuladas (PAR). Então, entre outros objetivos,concretamente, a existência do IDEB permitiu ao governo federal ter prioridades em termos de assistência técnica e financeira da União a escolas e a redes municipais e estaduais. Portanto cada escola, cada rede municipal e estadual tem um IDEB. Em síntese, o objetivo é a melhoria da qualidade da Educação Básica, mas que essa melhoria possa ser quantitativamente mostrada ou buscada através do índice existente eda projeção de metas para esse índice. Aos poucos, o IDEB está sendo utilizado para outras finalidades, que não são aquelas inicialmente traçadas. Ao IDEB deve ser agregada uma série de outros resultados e expressões de qualidade que possam de fato forçar a melhora da qualidade de educação. Não estamos satisfeitos com a educação que temos hoje: esperamos muito mais, mas para isso precisamos dodesenho e da implementação de políticas públicas mais ousadas do que as que temos.

•O índice também não é para estimular a competição entre escolas ou até culpar educadores?
Há escolas que publicam seus índices para atestar qualidade, assim como divulgam o número de alunos no vestibular que foram aprovados numa determinada universidade pública. Há redes no Brasil em que, quando as escolasatingem ou ultrapassam as metas do IDEB, ganham uma certa premiação. Isso não é do governo federal, é de governos municipais e estaduais que estão começando a utilizar o IDEB no sentido de premiação para docentes ou escolas, ou para receber mais verbas. O IDEB não foi projetado para isso, mas como é um índice público, está vulnerável a ser utilizado para premiação ou castigo, o que considero...
tracking img