Ideal de masculinidade

Páginas: 4 (837 palavras) Publicado: 13 de junho de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE PEDAGOGIA












A FILOSOFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO NAATUALIDADE


















ITAPEMA
2012
A FILOSOFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE
A filosofia da educação objetiva refletir, pensar, olhar sobre oobjeto educacional, questionando o seus fins, ou seja, “A filosofia da educação deve perguntar com rigor e radicalidade, em nome de quem se educa,” (Pedro Goergem, 2006, p.605) como e em nome dequem se educa.
Reflexões significantes da filosofia da educação surgem a partir do período da modernidade. O movimento iluminista apregoava a necessidade de fugir das trevas difundidas pelaignorância medieval e deixar-se iluminar pela luz da razão. A educação começou a ser pensada como a grande possibilitadora do progresso da humanidade.
Nas últimas décadas do século XVIII, tambémchamado de século das luzes, foram marcadas por grandes revoluções, em busca do conhecimento, dos direitos e da liberdade. Por influencia das idéias iluministas que combatiam o absolutismo monárquico e opoder da igreja católica, os pensadores iluministas pregavam o uso da razão e experiência para alcançar o verdadeiro conhecimento.
Kant (1724-1804), um dos grandes pensadores da modernidade,diz que a educação consiste na orientação do pensamento e definição de condições do progresso humano, sendo pensada como arte racional, e não como atividade natural. Descreve, em seu texto “O que éiluminismo”, o processo de ilustração como sendo “a saída do homem da menoridade”, ou seja, o momento em que o ser humano cresce e amadurece tornando-se consciente de sua força e inteligência, parafundamentar sua própria forma de agir, sem a doutrina e a tutela de outrem. Para Kant são poucos os que conseguem pelo exercício do próprio espírito libertar-se da menoridade.
As principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A transformação dos ideais de masculinidade
  • Masculinidade
  • Masculinidade
  • Ideais
  • Ideais
  • ideal
  • Ideal
  • Ideal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!