Ideal cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ciência, o ideal científico e a razão instrumental — Presentation Transcript

1. aula 4 a ciência, o ideal científico e a razão instrumentalProf. Ms. Felipe Saraiva Nunes de Pinhofelipepinho.com
2. O que é o Senso Comum?
3. Ciência e Senso ComumO senso comum corresponde aos nosso saberes cotidianos, ao conhecimento passado de geração em geração e que não tem uma comprovaçãocientífica;O senso comum é um conjunto de crenças, opiniões e saberes aceitos como verdadeiros e compartilhados pelos membros de uma determinada sociedade;O conhecimento do senso comum é:Subjetivo; qualitativo; individualizador; generalizador; expressa sentimentos de angústia diante do desconhecido; predomina o pensamento fantástico.
4. O que é a Ciência?Do Latim temos o substantivo scientia, quesignifica “conhecimento” e o verbo scire, quesignifica “saber”;A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona;Adota um método objetivo: o método científico;A ciência é um pensamento sistemático: busca uma coerência entre os fenômenos, além de relações complexas de causa e efeito.Busca descobrir os princípios gerais e universais dos fenômenosobservados (teorias, leis, etc.).
5. O que é Ciência?“Em seu sentido amplo e clássico, a ciência é um saber metódico e rigoroso, isto é, um conjunto de conhecimentos adquiridos metodicamente, sistematicamente organizados, e suscetíveis de serem transmitidos por um processo pedagógico de ensino.” (Japiassú; Marcondes. Dicionário Básico de Filosofia, 1996).Ela tem por finalidade propor umaexplicação racional e objetiva da realidade e estabelecer entre os fenômenos observados relações universais e necessárias. (Japiassú; Marcondes. Dicionário Básico de Filosofia, 1996)
6. Características do conhecimento científicoÉ objetivo;É quantitativo;É homogêneo;É generalizador;Busca a causalidade;É emancipador: afirma que pelo conhecimento o homem pode se libertar dos medos e dassuperstições;Busca renovar-se constantemente.
7. A Ciência como um pensamento sistemáticoO pensamento sistemático, paradigma emergente das ciências contemporâneas, busca superar o pensamento reducionista/mecanicista do paradigma newtoniano-cartesiano da modernidade;Defende que todo fenômeno é composto de inúmeras partes que se inter-influenciam para formar uma complexidade coerente;Todo fenômeno ou objeto éalgo complexo, que sofre a influência de seu contexto e de outros fenômenos e objetos, não podendo ser reduzido, nem simplificado;Na Administração temos como teorias sistemáticas, a Abordagem dos Sistemas Abertos, e a Teoria Contingencial.
8. O método científicoRené Descartes (1596 —1650) Seu mais famoso livro: O Discurso do Método (1637)
9. O método científicoMétodo: (grego) caminho parase chegar a um fim. O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento.Ideais do método científico: objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade, universalização, crença no progresso, neutralidade científica.
10. Objetivos científicosSeparar oobjetivo do subjetivo;Construir o fenômeno como objeto científico;Demonstrar e provar os resultados;Produzir uma teoria geral, universal.
11. A ciência como um ideal de homemA ciência moderna acredita na evolução do homem e da cultura;A ciência moderna acredita no homem como um ser racional;A ciência moderna acredita que a realidade poder ser conhecida e explicada.
12. O IdealCientíficoConfiança na capacidade da razão de conhecer a realidade;Distinção entre o Sujeito do conhecimento e o objeto (independência do fenômeno);Método científico: conjunto de regras, normas e procedimentos gerais, que servem para definir ou construir o objeto e para o autocontrole do pensamento durante a investigação e, após esta, para a confirmação ou falsificação dos resultados obtidos;As operações de...
tracking img