Idade media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante os séculos X a XII, toda a riqueza de nobres, guerreiros e da Igreja representava um grande capital estático. E por quê? Os feudos eram unidades autossuficientes, ou seja, tudo que fossenecessário para o cotidiano era produzido pelos próprios servos e, raramente, havia algum excedente de produção. Quando isso ocorria, era feito um intercâmbio de mercadorias no mercado semanal de umacidade próxima, supervisionado pelos senhores.
Porém, esse comércio não era intenso devido a alguns fatores: a falta de necessidade de superprodução, a situação precária das estradas, os altos pedágiosexigidos, o frequente ataque de saqueadores e, principalmente, as diferenças no sistema monetário de cada região, o que não possibilitava um comércio dinheiro-mercadoria-dinheiro, mas sim, uma trocamercadoria-mercadoria (escambo).

As Cruzadas, contudo, deram uma guinada nessa situação. Eram frequentemente acompanhadas por mercadores que tinham o objetivo de abastecer-lhes durante as expediçõese, além disso, com o crescimento da população da época, as Cruzadas eram vistas como uma maneira de conquistar novos bens e terras.

A Igreja, com o objetivo de difundir a fé cristã por toda aEuropa e adquirir mais regiões para os seus domínios, financiou muitas das expedições, passando ao mundo a imagem das Cruzadas como guerras santas, não de saques e pilhagens, o que eram na verdade.

Defato, as Cruzadas foram muito importantes. Estimularam um grande fluxo comercial na rota do Mar Mediterrâneo, o desenvolvimento de algumas cidades comerciais italianas como Gênova, Pisa e Veneza e ummaior transporte de especiarias e tecidos orientais.

E foi assim, do encontro periódico de mercadores de toda a Europa, que surgiram as primeiras grandes feiras, onde eram comercializados desdeprodutos orientais até peles, couro, madeira e peixe. As feiras ocorriam em algumas províncias e eram bastante rentáveis aos senhores donos das provínicias pois estes recebiam bastantes riquezas dos...
tracking img