Idade media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO VALE DO JURUENA

KAMAU ROCHA

IDADE MEDIA

Prof: Marina Silveira Lopes

JUÍNA – MT
2012


Idade média.
A idade média que começou no século V e foi até ao século XV, do século V até o século IX: alta idade média, do século IX ao século XII: cristalização do sistema feudal, do século XII ao século ao século XV: baixa idademédia. A alta idade média referisse a elementos que vão contribuir para a formação do sistema feudal, depois temos a cristalização do sistema feudal e por fim baixa idade média que representa a crise do sistema feudal.
A alta idade média inicia-se com desintegração do império romano, essa desintegração será facilitada pela invasão dos bárbaros germânicos e onde se constituía o império romano os povosgermânicos ali vão se instalar surgido varias nações bárbaras. Os principais reinos bárbaros que se formaram nesse período aonde se constituíam o império romano: o reino franco que constituiu a atual França e, o reino anglo saxão que formou a Inglaterra. No reino franco existiam duas dinastias, a merovíngia e a carolíngia, a dinastia merovíngia recebeu esse em homenagem ao rei Meronveu, e acarolíngia em homenagem a Carlos Magno. Na dinastia merovíngia o principal nome foi o de Clóvis, ele foi importante porque que unificou as tribos francas e também o primeiro bárbaro a se converter ao cristianismo. Com a conversão de Clóvis e alguns bárbaros iniciou uma tradição que foi muito comum na idade média que foi a aliança entre o estado e a igreja.
Foi dessa aliança que a igreja foi conseguindoaos poucos um enorme prestigio político durante a idade média. Com a morte de Clóvis iniciou um período com bastantes complicações conhecido como período dos reis preguiçosos que não queriam trabalhar. E quem exercia as principais funções administrativas do reino inclusive o comando do exercito eram os mordomos do passo, prefeitos do palácio uma espécie de primeiro ministro, entre esses oprincipal foi Carlos Martel, este de teu o avanço dos árabes sobre a Europa no ano 732, com isso ele foi considerado o salvador da cristandade.
Na expansão dos povos árabes a partir do ano de 632, o mar mediterrâneo estava bem no centro dessa conquista, além do processo de ruralização já muito impulsionado durante o império carolíngio, essa expansão mulçumana também contribuiu para esse processo deruralização da Europa. Os árabes fizeram primeiramente uma expansão conquistando o oriente médio, depois conquistaram todo o norte da África e entraram na península ibérica. Só não conquistaram a Europa toda, porque Carlos Martel, na batalha de Pottier venceu os Árabes.
Como o mar mediterrâneo ficou no meio das conquistas islâmicas, também ficou impedido o contato entre a Europa ocidental e aoriental, a partir dessa dificuldade de contato a Europa internamente passa a conhecer um enorme processo de ruralização. As comunicações passam a ser dificultada e a agricultura passa a ser autossuficiente, tudo por causa do bloqueio do mar mediterrâneo pelos islâmicos.
O principal rei da alta idade média foi Carlos Magno, durante o seu governo ele criou condições para a cristalização do sistema feudal.Coisas importantes realizadas por Carlos Magno: 1º uma enorme expansão territorial. A partir dessa expansão que foi no ano 800, ele foi coroado pelo papa Leão XIII, como rei do império do ocidente, essa enorme expansão se deu com ajuda de soldados. Carlos Magno centralizou politicamente a administração e durante o seu governo foram criadas condições institucionais pra a cristalização do sistemafeudal. Para conseguir montar esse império ele teve que arrebanhar um exercito e, para conseguir a lealdade desses exércitos Carlos Magno passou a exercer a prática de concessão de benefícios e o principal beneficio foi, a terra aos soldados leais, com isso ele contribuiu a longo prazo para a fragmentação do poder político.
Outro império que também se destacou na alta idade média foi oi...
tracking img