Idade media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Europa Medieval _ parte I



A partir da queda do Império Romano, no século V d.c., a Europa viveu um longo período (cerca de mil anos), hoje chamado de Idade Média.

No século V d c., acidade de Roma foi tomada, roubada e incendiada por invasores bárbaros. Assim, após ter vivido séculos magníficos de poder e glória, o Império Romano do Ocidente foi dividido.

No lugar do Império,surgiram dezenas de pequenos reinos, cada um correspondendo a um pedaço do antigo Império Romano.

Os habitantes dos novos reinos eram uma mistura dos povos bárbaros com os antigos povos do ImpérioRomano. O rei era o comandante militar bárbaro que havia conquistado aquele território antes pertencente à Roma.

Até o século X, os povos bárbaros continuaram atravessando a Europa.

No tempo doImpério Romano o latim foi o idioma oficial. Valiam as leis do Direito romano e todos obedeciam a um mesmo imperador.

Os invasores bárbaros não destruiram tudo que havia antes. Os antigos romanose os bárbaros influenciaram-se mutuamente. Houve destruição e ódio, mas também aconteceu troca de experiências e idéias. À essa mistura chamamos Civilização Européia Medieval, sendo esta a combinaçãocultural de três elementos: a cultura antiga romana e grega, o cristianismo e a cultura dos povos bárbaros.

O cristianismo chegou a Roma e se espalhou por todo o Império, até se tornar a religiãooficial.

Os invasores bárbaros não eliminaram o cristianismo, tendo sua maioria se convertido à religião cristã.

Os bárbaros saquearam Roma mas foram conquistados pelas idéias da igreja deRoma.

Os europeus se consideravam, antes de tudo, os cristãos, enquanto todos os outros povos eram vistos como os diferentes, os infiéis, ou seja, os não cristãos.

A religião cristã proporcionouaos europeus a sensação de que faziam parte de uma mesma família, comunidade, civilização: A civilização cristã.

A religião era muito importante na vida dos homens e mulheres medievais. O...
tracking img