Idade media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Atlântico, 22/8/2012
Curso: Pedagogia 1º Período
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Professor: Ginaldo
Aluno (a): Jardilene Moreira dos Santos
Resumo do texto: “Leitura e compreensãode texto falado e escrito como ato individual de uma prática social.”
Do autor: Luiz Antônio Marcushi (UFPe)

O texto traz de forma clara as competências leitoras que devem ser adquiridas ao longo davida, tanto acadêmica, quanto social. De início pode-se observar a preucupação co a carga horária de estudos, que em comparação com países desenvolvidos é nítido observar que nosso país está em umpatamar muito abaixo do satisfatório, aja vista que ler e escrever são práticas básicas em sociedades letradas.
No tocante a leitura e escrita como atividades criativas, vimos que a leitura é uma práticaque deve somar também com as leitura de textos orais, e que estes, não devem ser distinguidos para que não seja comprometido a compreensão de textos trazidos as aulas pelos professores, de modo anão comprometer o rendimento escolar. Sendo que toda criança inicia sua interação social através da fala, e levam consigo essa prática durante toda a vida.
No escrito de Luiz Antônio vimos também ainformação com relação à fala e escrita, mostrando-nos que a escrita depende do canal de organização verbal, ao passo que a fala é uma atividade plurissistêmica adicionada de uma interpretaçãosingular.
Ao tratar sobre textos conversacionais, o autor do texto aconselha que empreguemos um maior esforço, pois é cobrado do leitor criatividade, atividade, e produtividade em sua leitura.
Ler um textonão é simplesmente decifrar os significados dos códigos, mas, compreender as sentenças e contextualizar a leitura com experiências pessoais. Visto isso, é difícil impor um limite de interpretação aostextos.
Em textos conversacionais observamos a co-autoria, enquanto na escrita se recebe o texto pronto. Logo, a leitura de textos orais depende de vários fatores, assim, exigindo mais raciocínio...
tracking img