IDADE MEDIA SSSSSSSSSSSSSSSSS

3143 palavras 13 páginas
FEUDOS.... ISSO É UM LEVANTAMENTO DO SURGIMENTO DAS LEIS NESSA EPOCA
Lei consuetudinária: como era feita a legislação na Idade Média ( bah importante citar o nome desta lei)

Na Idade Média, a posse da terra se consolidou como pressuposto fundamental para que o poder político fosse exercido. Os senhores feudais, na qualidade de proprietários, tinham plena autoridade para determinar as leis e regras que organizavam o convívio sociopolítico no interior de suas terras. Dessa forma, aproveitavam dessa situação privilegiada para imprimirem seus interesses sobre a população servil.

Essa prática está assentada na antiga tradição germânica do beneficium, onde um proprietário cede parte de suas terras em troca de tributos e serviços. Além disso, o próprio processo de arrendamento de terras, que marca o fim do Império Romano, também influenciou este processo. No período medieval, esses tributos ficaram conhecidos como obrigações e determinavam o conjunto de impostos que um servo deveria pagar ao senhor feudal.
No final do século X tem início o período chamado de Baixa Idade Média. Segundo observação de PAIS (1992), nesse período a sociedade era essencialmente feudal, quando uma grande quantidade de senhores passou a exercer em suas propriedades as funções de governo características do Estado, como criação de leis, monopólio dos julgamentos, cobrança de impostos, instituição de exércitos, proteção militar.

( VER SE VC JUNTA TUDO ISSO EM NEGRITO E FAZ UM RESUMO... OU VC PODE PEGAR O OUTRO Q TE MANDEI)

(ESSA PARTE EM VERMELHO É MINHA OK ONDE EU ME APROFUNDO MAIS....)

As leis consuetudinárias eram verdadeiros repositórios de sabedoria popular.

Nem o rei, nem o nobre, nem os eclesiásticos podiam ir contra o costume, desde que não violasse a Lei de Deus e os demais costumes já existentes. O resultado era que o povo medieval tinha um grau de autonomia insuspeitado.
No sistema feudal, a sociedade era hierarquizada conforme a propriedade de terras e a função que a pessoa

Relacionados

  • Financeiro
    2857 palavras | 12 páginas
  • Conciencia e razão
    4134 palavras | 17 páginas
  • Nr 12 completa
    43576 palavras | 175 páginas