Idade média: a formação do homem de fé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDADE MÉDIA: A formação do HOMEM de FÉ
Maria Lúcia Arruda

Idade Média abarca um período de 1000 anos (mil) desde a queda do Império Romano (476) até a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453). Veremos neste capítulo como o Império do Oriente, o Islã e a Cristandade Latina gestaram os novos tempos após a dissolução do Império Romano.
A Alta Idade Média é marcada pela desagregação daantiga ordem e, após sucessivas invasões bárbaras se dá a divisão do Império em vários reinos.
Até o século X, o modo de produção foi escravista vindo desde a Antiguidade greco-romana e vai cedendo espaço para o FEUDALISMO. Quais são as características dessa sociedade feudal?

1. IMPÉRIO BIZANTINO
O Império Romano do Oriente tem como capital, Constantinopla. Nesse Impérioprevalece a tradição romana, portanto é o papa de Roma que tem autoridade, abrangendo Grécia, Ásia Menor, Oriente Médio, pedaços da Itália, Norte da África e sul da Espanha. No século XV, esse Império foi reduzido à pequenos territórios na Grécia, além da cidade de Constantinopla.
Houve divergências com o papado e, em 1054 foi criado a Igreja Cristã Ortodoxa Grega, portanto havendo a separaçãoda Igreja de Roma e a Igreja de Constantinopla.

2. O ISLÃ
No século VII, o profeta Maomé fundou a religião islâmica, tendo como livro sagrado o alcorão. Maomé unificou as tribos árabes, sem separar religião e Estado. Os árabes conheciam a filosofia, a ciência e a literatura dos gregos antigos.
A partir do século XIII, houve na Europa a reconquista cristã que acabou porexpulsar a civilização islâmica da Península Ibérica (sul de Portugal e Espanha).


3. A EUROPA CRISTÃ
Na virada do ano 1000 teve inicio a baixa Idade Média, renascimento das cidades e do comércio, bem como o ressurgimento das artes, das lutas sociais e religiosas. As cidades se tornaram agrárias e artesanais, desaparecendo as escolas do Direito Romano e da mesma forma o sistema escravista,dando lugar ao trabalho dos servos (feudalismo). No alto da pirâmide estavam a Nobreza e o Clero, alguns senhores conseguiam ser mais poderosos que os reis.
A herança cultural greco-latina foi resguardada nos mosteiros, assim a Igreja exerceu o controle da educação, como na fundamentação dos princípios morais, políticos e jurídicos da sociedade medieval.
A partir do século XI, uma novaburguesia começou a se opor ao poder dos senhores feudais, bem como das heresias, criando universidades. A Igreja resistia às contestações do seu poder, instituindo no século XIII a Inquisição. No final da Idade Média o embate entre o Papa e os reis, evidenciava o ideal de secularização do poder. Dando-se o inicio das monarquias nacionais. No seio da sociedade a contradição entre os BURGUESES e osNOBRES, dando início ao capitalismo.


EDUCAÇÃO
1. A EDUCAÇÃO BIZANTINA
O Império Bizantino continuou fiel às tradições do humanismo antigo. Os clássicos pagãos eram estudados sem restrições, o que distingue suas escolas daquelas do Ocidente, se destacando a Universidade de Constantinopla (425 a 1453). Após a conquista turca o império bizantino entrou em declínio.


2. A EDUCAÇÃOISLAMICA
No século VIII em Bagdá, houve o primeiro renascimento cultural promovido pelos árabes. Assim, os árabes destacaram-se nas áreas da matemática, medicina, geografia, astronomia e cartografia. Foram divulgadores da obra de Aristóteles, por volta do século X, os árabes criaram inúmeras escolas primárias aprendiam-se de cor o alcorão.


3. A PAIDÉIA CRISTIANIZADA.
A IDADE MÉDIAOCIDENTAL, durante seus (1000 anos), mergulhou em fases de retração e obscuridade. As escolas monacais funcionavam precariamente, no entanto ao lado dos mosteiros e catedrais surgiram as escolas cristãs. Os funcionários leigos do Estado passaram a ser substituídos por religiosos, os únicos que sabiam LER e ESCREVER.
Os mosteiros assumiram o monopólio da ciência guardando nas bibliotecas os tesouros da...
tracking img