Idade média - idade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1802 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Idade Média - Transição da Idade Moderna


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Idade Média
2.1.1 Pensamento medieval
2.2 Idade Moderna
2.2.1 Pensamento moderno
4 CONCLUSÃO


1. INTRODUÇÃO

Ao abordar o assunto Idade Média e Idade Moderna procurarei mostrar a importância da compreensão destes dois períodos e entender o desenrolar das ações do homem no tempo e espaçodestas épocas, principalmente a Idade Média ao ser denominada como “Idade das Trevas” pela “posteriori”,
Na Idade Média as pessoas confiavam muito na Igreja. Tudo o que os padres diziam era considerado verdadeiro, sem discussão. As coisas religiosas eram mais importantes do que tudo, e as pessoas tinham pavor de morrer e ir para o inferno. (SCHIMIDT, 1999, p. 23)
Já com o Renascimento surgem novasformas de vida, ocasionando uma crise social que culmina com a contestação das velhas tradições e o rompimento da ciência com a religião. O homem descobre que é capaz de decidir por si, sente-se livre e coloca-se na posição de centro do Universo, buscando objetividade nas suas experiências. O mundo deixa de ser sagrado para tornar-se num objeto de uso para o próprio homem, embora a crença em Deuspermanecesse. O trabalho intelectual, neste período, torna-se mais intenso e individualizado; e a religiosidade, uma decisão íntima. (PRIMON et al., 2000)
Veremos através de duas imagens, uma da época medieval outra da época moderna, o pensamento medieval e o pensamento moderno em relação a sua maneira de viver e agir através de uma análise historiografia sucinta que poderá , pelo menos em parte,mostrar o homem medieval e o homem moderno.

2. DESENVOLVIMENTO

O feudalismo começou a ser formar depois da queda de Roma e o mesmo não acabou com o final da Idade Média. O feudalismo continuou existindo durante toda a Idade Moderna. A transição do feudalismo para o capitalismo foi uns dos episódios especiais em que a historia vira de cabeça para baixo. São momentos que acontecerammudanças bruscas, profundas e rápidas. Esse tipo de mudança é chamado revolução, nesse caso revolução burguesa.

2.1 Idade Média

A Idade Média um período classicamente compreendido entre os séculos X e XV, em que se desenvolvem fenômenos econômicos, sociais e culturais que resultam na classificação dessa temporalidade ( NISHIKAWA, 2009, p. 01)
Ao olhar para a Idade Média verificamos que opensamento medieval concebeu que as intenções dos homens não contavam no curso da História ( NISHIKAWA, 2009, p. 02)
Para definir Idade Média podemos utilizar uma expressão quádrupla, remetendo os aspectos primordiais da sociedade ocidental – europeia da Idade Média Central: “Sistema Feudo-Senhorial-Burguês-Clerical”- expressão múltipla que abarcaria simultaneamente o universo ideológico trifuncional( bellatore, laboratora, oratore), o modo de exploração do trabalho e da propriedade, e a a interação dinâmica entre campo e cidade.(BARROS, 2008).
Após a luta de classes entre o feudalismo e burguesia, a própria burguesia após a vitória se aliou a religião para desviar a atenção das massas populares exploradas e mantê-las em estado de submissão.
Para o homem medieval tudo fazia parte de umplano divino, a religiosidade estava na política, na cultura, nas formas de agir e pensar. Voltava-se para um modelo humano universal, uma visão pessimista de si mesmo em que o pecado original o condenou ao sofrimento e vergonha de seu corpo. Assim como o modelo bíblico de Jó utilizado pelos clérigos da época como modelo de vida e submissão a Deus. Sendo importante salientar a teologia medieval querelaciona a luta entre o bem e mal travada entre Deus e o diabo.
Entre todo este contexto, a ciência encontrava-se sobre influência indiscutível da igreja que reprimia qualquer idéia de novas respostas e caminhos para o desenvolvimento. Sendo a Igreja nessa época o maior obstáculo para o avanço científico.
Contudo, Houve alguns sábios na Idade Média que ousaram com algumas ideias novas um...
tracking img