Id ego superego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ID- EGO- SUPEREGO
Exemplos de comportamentos normais que atribuímos ao ID, EGO, SUPEREGO e suas características:
Usamos o exemplo de fome, comida para relatarseus comportamentos:
ID: come sem pensar nas consequências, se vou engordar se irá fazer mal, simplesmente preciso comer, quero comer.
Porque o ID representaforças irracionais, desejos recalcados, pulsões de vida e de morte. As pulsões de vida provocam comportamentos para satisfazer necessidades básicas como o da fomeque citamos como exemplo. As pulsões de morte originam atos de agressão e destruição.
O ID é regido pelo princípio do prazer, procura reduzir qualquer forma detensão que possa provocar desprazer.
EGO: o ego vai à busca do alimento como forma de satisfação, só pensando no eu como centro de tudo.
O EGO é regido peloprincípio da realidade, acomodando-se as condições impostas pelo mundo exterior, os pais, professores, a sociedade. Apresenta a criança o princípio da realidade.SUPEREGO: o superego pensa no que comi, porque comi e as consequências do que comi, tem peso de consciência.
O SUPEREGO é regido pelos princípios morais introduzidospelos pais, professores, etc. Aponta o tempo todo o que é certo e o que é errado.
O princípio do prazer que rege a satisfação imediata entra em conflito com oprincípio da realidade que administra o EGO, assim o EGO é responsável pelo equilíbrio da satisfação imediata imposta pelo ID, para evitar constrangimentos dianteda sociedade.
O EGO comandado pelo principio da realidade, e avaliando as posições do SUPEREGO identifica quais pulsões do ID podem ou não serem satisfeitas.
tracking img