Id,ego esuperego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Centro de Educação – CE
Curso de Pedagogia – CP
Polo – Agudo
Disciplina – Psicologia da Educação
Professor –Vicente Alfredo Seibert
Acadêmicos – Eliane Rosiney Peres Dorneles
Eunice Ostello de Azevedo

ID, EGO, SUPEREGO
Segundo Sigmund Freud, fundador da psicanálise, nossa personalidade é composta detrês pontos da nossa mente. O ID, o EGO e o SUPEREGO.
O ID é o aspecto inconsciente da nossa personalidade e é regido pelo princípio do prazer, onde as exigências demandam gratificações imediatas. Elenão tem medo, regras... ele te trás todas as suas necessidades (ou até desejos) mais primitivos.
O SUPERGO é o depositário de nossos valores morais, de nossas regras de conduta, que se formam a partirdo que nos é passado pelos nossos pais e pela sociedade. O SUPEREGO atua como um juiz sobre nossos pensamente e ações, nos alertando acerca do que é certo ou errado, do que podemos ou não fazer.
OEGO é a força de equilíbrio entre o ID e o SUPEREGO. Ele nos ajuda a lidar com a realidade e nos faz ser quem somos, deixando escapar um pouco do ID aqui, e alguns SUPEREGO ali. Ele tenta satisfazer oID de maneira que nossa consciência ou nosso SUPEREGO permitirá na sociedade. Por isso na dúvida entre fazer ou não fazer algo ou em qualquer situação tentadora procurar ser equilibrado, não sereprimir nem ser liberal demais. Lembrando-se, sempre, que ações tem consequências!
ATIVIDADES:
Exemplo de ID: Um exemplo que pode ilustrar a forma de comportamento do ID é o bullyng, onde muitas vezes opraticante do bullyng o pratica sem medir as consequências, sem motivos, apenas pelo prazer de diminuir, humilhar... o outro. Age por instinto.
Exemplo de EGO: O que pode ilustrar esse tipo decomportamento é estar diante de uma grande variedade de doces. A vontade é de comer o máximo mas, sendo diabético sabe que não pode comer doces. Ele precisa satisfazer a sua vontade, resolve comer...
tracking img