Iconografia no livro didático: ánalise da figura de tiradentes

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
Edineusa Souza Batista

ICONOGRAFIA NO LIVRO DIDÁTICO: ÁNALISE DA FIGURA DE TIRADENTES

BELO HORIZONTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
2007

Edineusa Souza Batista

ICONOGRAFIA NO LIVRO DIDÁTICO: ÁNALISE DA FIGURA DE TIRADENTES

Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH como requisito parcial à obtenção do Título deBacharel e Licenciado em História.
Orientador: Professor Doutor Wellington Oliveira

BELO HORIZONTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
2007

Os livros didáticos não são apenas instrumentos pedagógicos: são também produtos de grupos sociais que procuram, por intermédio deles, perpetuar suas identidades, seus valores, suas tradições, suasculturas.

Alain Choppin

SUMÁRIO

I-INTRODUÇÃO 5

II-JUSTIFICATIVA. 6

III-OBJETIVOS 8

IV-METODOLOGIA 8

V-REFERÊNCIAS 10

I-INTRODUÇÃO

O objeto de pesquisa deste projeto é a utilização das imagens do mito Tiradentes (1789) no livro didático de História, Brasil: Encontros com a História, de Carla Anastásia e Vanise Ribeiro, Volume 2, que aborda o tema da Inconfidência Mineira.Anexo A: Tiradentes esquartejado. Quadro de Pedro Américo.
Anexo B: Fotografia do documento Autos da devassa da Inconfidência Mineira.
Anexo B: Painel da Inconfidência Mineira, de Cândido Portinari.
Anexo C: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Quadro de José Walsht.
Anexo C: Tiradentes, Quadro de Autran.
As autoras do livro didático, publicado no ano de1999, que corresponde às imagens dos anexos, são as historiadoras Carla Anastásia que é Doutora em Ciência Política Social e professora titular de História do Brasil da Universidade Federal de Minas Gerais e Vanise Ribeiro pós-graduada em História do Brasil e professora da Rede Municipal de Belo Horizonte.
Na história da educação brasileira, desde o século XIX, oscilaram-se algumas tênues reformas,nos anos de 1931 (Reforma Francisco Campos) e 1942 (Reforma Gustavo Capanema), que resultaram no estudo da história como instrumento central na educação política, e a disciplina História do Brasil, como fundamental na formação moral e patriótica. Essa educação encontraria, nos livros didáticos, importantes instrumentos que, utilizados conjuntamente com a pedagogia, tornar-se-iam mediadores entreconcepções e práticas políticas e culturais.
É fundamental discutir, através do livro didático, as relações entre política, cultura e ensino, pelas representações construídas e pelo imaginário, a partir dos quais pode ser analisado o papel de determinados eventos históricos, no caso especial deste trabalho, será analisada a representação da Inconfidência Mineira, tema abordado no livrodidático, em que se destacam a figura de Tiradentes e imagem simbólica nele contida, portanto, o projeto em questão articula a importância do ensino de história, através de análise iconográfica:

“Os livros didáticos têm sido de fato, um dos grandes responsáveis pela permanência de discursos fundadores da nacionalidade brasileira; sendo fundamental, portanto, discutir as suasdimensões como lugar da memória e como formador de identidades.
Através deles, pode se perceber as relações entre política, cultura e ensino, por meio das representações construídas através do mito Tiradentes e do imaginário que não teve um suporte facial para uma primeira identificação do sujeito, porém foi se formando através dos tempos e da literatura republicana.” (FONSECA,2001, p. 243)

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, nasceu em 12/11/1746 no Sítio do Pombal, hoje Tiradentes. No ano de 1775, Tiradentes passa a fazer parte da Companhia dos Dragões de Vila Rica, como alferes. Em 1789, foi preso no Rio de Janeiro, pela sua participação na Inconfidência Mineira. Passados 3 anos, com o fechamento do processo, foi o único conjurado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do livro didático
  • Analise do Livro Didatico
  • Analise do livro didático
  • analise do livro didatico
  • Analise do livro didático
  • Analise de livro didatico
  • Análise do livro didático
  • Análise dos livros Didático e Paradidático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!