Icms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os paraísos fiscais constituem um ambiente especialmente criado para depositar, guardar, investir ou recuperar dinheiro.

Gozam de um serviço sofisticado de assessoria, escritórios, procuradores,empresas de auditoria e, naturalmente, por supostas sucursais da banca "legal" especializadas neste tipo de operações.

Contam com o sigilo bancário, comercial, administrativo e registral, enquantoque a administração fiscal do paraíso fiscal rejeita qualquer tipo de assistência mútua, colaboração ou intercâmbio de informação com outras administrações.

As empresas ou indivíduos criamsociedades, "fundações", trusts ou fideicomissos com domicílio fiscal num desses territórios e deslocam para aí o seu dinheiro ou activos financeiros.

A capacidade de evasão é total. Os ganhos obtidos emvendas imobiliárias ou em operações com acções, heranças e legados... qualquer tipo de lucro pode ser atribuído às filiais ou fundações localizadas nos centros offshore de modo que, hoje em dia, pagarimpostos é uma questão voluntária para as empresas e para os ricos e a fonte de rendimento dos estados é feita através do IVA e pouco mais.

Para que o dinheiro volte a entrar em circulação legalgozam da inestimável colaboração das câmaras de compensação (Clearstream, Euroclear) que filtram a sujidade das operações e permitem fazer depósitos em contas prontas para gastar o dinheiro livre deimpurezas.

As grandes empresas, por seu lado, procuram toda uma série de vantagens: evitar o controlo de câmbios do próprio país ou evitar astuciosamente a convertibilidade da moeda. Outras vezes, oque se pretende é centralizar a gestão financeira das sociedades (Enron).

Utilizam-se para operações de intermediação comercial e refacturação (preços de transferência) ou para instalar companhiasde seguros cativas cujo objectivo são as operações de autoseguro.

A forma de actuação mais habitual é o investimento através de holdings para que os lucros sejam tributados no paraíso fiscal....
tracking img