Icms por st

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Do Centro-Oeste - UNICENTRO
Campus Universitário De Irati
Setor De Ciências Sociais Aplicadas – SESA/I
Departamento De Ciências Contábeis - DECIC

GELSON MENON

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS;
BALANÇO PATRIMONIAL;
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE

Trabalho entregue ao professor Paulo Sergio Bonato na disciplina de Gelson Menon, no 1.ºano de Ciências Contábeis no Campus Universitário de Irati, para fins de obtenção de nota parcial semestral.

IRATI-PR
2012
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Com a entrada em vigor das novas regras contábeis, em decorrência da adaptação do Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade, a importância das demonstrações contábeis para as empresas aumentou consideravelmente.
Essas mudanças fizeramcom que as pequenas e médias empresas passassem a ter uma regulamentação especifica. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis em sua competência emitiu um Pronunciamento Técnico direcionado, com o objetivo de evidenciar a aplicação das demonstrações contábeis para fins gerais das empresas de pequeno e médio porte (PMEs). O Pronunciamento tem a denominação de “Contabilidade para Pequenas e MédiasEmpresas (PMEs)”. Este pronunciamento está orientando os profissionais contábeis a procederem de maneira clara e correta quando se tratar de uma empresa de pequeno e médio porte.
Sendo assim, o pronunciamento enfatiza que as pequenas e médias empresas são aquelas que não têm obrigação pública de prestação de contas, mas que tem por dever elaborar demonstrações contábeis para auxiliar usuáriosexternos, como por exemplo, os proprietários que não estão presentes no dia-a-dia da empresa - no ambiente administrativo-, para os seus credores, e para as instituições financeiras. O que é interessante ressaltar, neste sentido, que mesmo as empresas de pequeno e médio porte possuir alguns benefícios contábeis em relação às companhias abertas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM, associedades de grande porte, como definido na Lei nº. 11.638/07, as sociedades reguladas pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados e outras sociedades cuja prática contábil é ditada pelo correspondente órgão regulador com poder legal para tanto, elas tem a necessidade de formalizar a sua contabilidade dentro dos parâmetros exigidos pelos pronunciamentos.
Cabe aindaressaltar que no Brasil as sociedades por ações fechadas, mesmo que obrigadas à publicação de suas demonstrações contábeis, são tidas, para fins desta Norma, como pequenas e médias empresas, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte e, também as sociedades limitadas e demais sociedades comerciais, desde que não enquadradas pela Lei mencionada, também são tidas,como pequenas e médias empresas.
Fica um alerta aos empresários e aos profissionais contábeis, se as Normas não forem seguidas, as empresas podem ser impedidas de participar em concorrências públicas e a restrição de acesso às linhas de crédito, conseqüências estas, que influenciarão diretamente, o caixa das empresas no curto prazo. Para longo prazo, poderá haver a impossibilidade de avaliar odesempenho da empresa, comparando-os com indicadores de outras empresas, que já tenham se enquadrado nas novas normas contábeis. Estes motivos são mais do que suficientes para estimular os profissionais de Contabilidade a estudarem as novas regras e se tornarem personagens principais na vida destas empresas, além da obrigação de conscientizar os empresários a modificarem procedimentos operacionaisinternos que possam influenciar no processo de contabilização, de forma que a elaboração das demonstrações contábeis, em conformidade com as novas regras, torne-se, também, um benefício para as micro e pequenas empresas.

BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial tem como definição principal ser uma demonstração contábil que tem por objetivo apresentar a posição contábil, financeira e...
tracking img