Icegurt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO O MERCHANDISING PODE CONTRIBUIR NO PONTO DE VENDA PARA CONQUISTAR CLIENTES

1 INTRODUÇÃO
O ponto de venda (PDV) é o local onde o produto será disponibilizado para comercialização, e o ato de comprar está relacionado a fatores sensoriais e emocionais, desta maneira, como forma de estimular a compra e potencializar o efeito positivo da aquisição, é preciso utilizar as técnicas demerchandising. Assim as ações de merchandising tornaram-se uma das mais importantes ferramentas de marketing.
Os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) devem ser explorados para influenciar e induzir o comportamento do consumidor, fazendo com que o produto tenha destaque ocasionando a rotatividade de mercadorias e a preferência do público.
Segundo Mason as decisões sobre layout eapresentação devem ter como objetivo alcançar uma maior produtividade do espaço da loja.
Sendo assim, a proposta principal deste artigo é mostrar algumas técnicas de merchandising que devem ser avaliadas na estruturação do ponto de venda, ressaltando que o projeto visual deve ter um objetivo definido para que as ferramentas de persuasão possam ser escolhidas e estruturadas de acordo com o foco daempresa, ou seja, direcionadas ao público alvo.
2 CONCEITO E IMPORTÂNCIA DO MARKETING
Só é possível atrair o cliente quando se sabe usar e controlar as técnicas de marketing. Kotler define marketing como "um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas". Sendo assim, para que umproduto tenha êxito no mercado o primeiro passo é definir para quem vender, posteriormente identificar expectativas e saber qual é a melhor alternativa para atender e satisfazer as necessidades dos consumidores de forma eficiente e rentável.
No entanto, satisfazer as necessidades dos clientes em uma sociedade globalizada não é tarefa fácil, afinal há uma grande diversidade de valores, culturas,informações e recursos, sendo necessário analisar cuidadosamente a melhor maneira de introdução no comércio, e adequar produtos globais a mercados locais, usando todos os recursos e talentos para criar formas atrativas de atender às demandas e aos desejos dos clientes.
Dias acrescenta que a prática da função de marketing deve ser contínua, eficaz e competente, possibilitando o crescimento sólidodas receitas e dos lucros das empresas.
Uma vez estabelecido o que vender e para quem vender é preciso definir como venderassim, administrar o composto mercadológico de uma empresa, que McCarthy classificou em quatro grupos amplos denominados os 4 P's, sendo eles: a) produto , b) preço , c) praça e d) promoção. Seguem as definições desses elementos:A) produto: a oferta ao mercado em si, tanto do produto tangível, como sua embalagem e um conjunto de serviços agregados que o comprador adquire.
Cobra reforça que o produto deve ter seu design e a embalagem apropriada para atrair o cliente, respeitando as suasexpectativas e tendo bom desempenho, segundo ele "o produto deve ser mágico para encantar as pessoas, sendo, portanto um objeto de desejo".
B) preço: é o próprio valor de venda do produto, junto com outros encargos como entrega, garantia, etc.
C) praça: é o conjunto de atividades que disponibilizam o produto no mercado tornando-o acessível ao público alvo.
Para Cobra a localização deveconsiderar a estrutura de distribuição, em termos de pontos de venda existentes, estoques disponíveis e a logística de entrega, e enfatiza que "o local de compra deve ser mágico, para preservar certo misticismo".
D) promoção: são as atividades de comunicação para divulgar o produto informando ao mercado-alvo sobre os benefícios, disponibilidade e qualidade do mesmo, fazendo com que o produto se...
tracking img