ICE BUCKET CHALLEND

937 palavras 4 páginas
A BONDADE APARENTE: UMA ABORDAGEM NO ICE BUCKET CHALLENGE

A BONDADE APARENTE: UMA ABORDAGEM NO ICE BUCKET CHALLENGE

Introdução
O presente texto se propõe refletir a cerca do fenômeno que viralizou na internet, chamado ice bucket challenge, estabelecendo conexões com o primeiro capítulo do livro “O que é Política Social” de Vicente de Paula Faleiros e fomentando discussões a respeito do que o autor supracitado, considera como: a bondade aparente.

A Bondade Aparente

O livro "O que é Política Social" do escritor Vicente de Paula Faleiros, retrata em seu primeiro capítulo a bondade aparente nas políticas sociais. São diversos os conceitos relacionados às políticas sociais. Elas são vistas como mecanismos de manutenção da força do trabalho, conquistas dos trabalhadores, arranjos do bloco no poder, instrumentos de garantia do aumento da riqueza e direitos do cidadão. Visam promover um aparente bem-estar político e social quando usada de forma ideologia e tem caráter articulatório contra a exploração capitalista, usando de hegemonia e contra-hegemonia de lutas de classes.

Inicialmente o autor incentiva os leitores a tecerem seus próprios conceitos sobre o que vêm a ser as políticas sociais, conceitos estes que têm uma relação latente entre a política e a economia no contexto das sociedades capitalistas. Assim como numa floresta os caminhos são diversos, cabe cada um tecer seus próprios objetivos, penetrar no imaginário para poder desvendá-la.

O discurso oficial a respeito das políticas sociais apresentam-nas como boas em si mesmas e bons aqueles que as fazem, fazendo o povo aceitar e legitimar essas intervenções do Estado e seus agentes acreditando na bondade do sistema e no fracasso individual, não reparando na falta de escolas, moradias, emprego, lazer e até alimentos ou atribuindo isso as falhas pessoais pois nas

Relacionados