Ibsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
“Certo é que uma obra não será jamais senão um pedaço da natureza visto através de um temperamento” (Zola, Émile, O Romance experimental e o Naturalismo no Teatro, 1982).
A partir da significação da palavra temperamento defendida por Zola analisaremos a obra “Um Inimigo do povo”, de Henrik Ibsen procurando entrever, de fato, onde este temperamento é situado na respectiva obraexaminada. Já que são autores que coabitam, em partes, uma mesma perspectiva de tempo. Para tanto, se faz necessário compreender um panorama da vida de Ibsen bem como a perspectiva de seu tempo e a sociabilidade que os constrói.
Henrik Ibsen: sociabilidade e perspectiva
Henrik Ibsen nasceu em 20 de março de 1828 em Skien, pequena cidade do sul da Noruega, no seio de uma família de profissionais damarinha mercante. Passou seis anos da sua infância, de 1836 a 1842, na situação de grande pobreza devido aos negócios de seu pai não terem corrido de feição o que levou ,ele e sua família, a se mudarem para o campo, lugar de recolhimento e solidão para Ibsen. Em 1842, a família regressa para Skien onde ele estuda numa escola de teólogos o que o aproximou do universo da escrita e o fez umapaixonado leitor da bíblia, escreve o seu primeiro ensaio; “Um Sonho”. Mais tarde, vai para Grimstad onde se vê obrigado a empregar-se, ainda muito jovem, como aprendiz de farmácia, ele estudava a noite por conta própria e trabalhava período integral passando por muitas privações e iniciando um mergulho na poesia onde foi marcado por uma nova perspectiva em relação a fé, pois havia optado peloracionalismo de Voltaire, isto é, uma série de tendências científicas dadas neste período .
Permaneceu nestas funções até 1849, altura em que entrou para o Curso de Medicina da Universidade de Cristiânia (antigo nome de Oslo). Imerso nos estudos escreveu sua primeira peça “Catilina”, inspirado na obra de Cícero, Salústio, Horácio e Ovidio. Esta peça foi recusada pela cidade, pois, além do fato dele serjovem e desconhecido, a Noruega era uma nação recém- separada da Dinamarca onde só se permitia o teatro dinamarquês, alemão ou francês. Ibsen não é aprovado no exame para medicina e passa a dedicar-se somente a escrita. Lança sua segunda peça “Tumulo de Gigantes” o que lhe possibilitou o reconhecimento na cidade.
Em Novembro de 1851 convidado pelo violinista Olle Bull, empregou-se como gerentedo Teatro de Bergen, um teatro de cunho nacionalista que se opunha as regras pré-estabelecidas como a de que o teatro só era permitido em língua dinamarquesa. Ibsen deflagra um interesse pela busca do que seria um teatro que revelasse uma identidade norueguesa. Esta é uma fase chamada “idade de ouro” dada à grande produção da arte norueguesa. Foram seis anos dedicados ao teatro nacional norueguês eneste período viaja para Copenhague, Berlim, Dresden e Hamburgo, assiste a montagens de Shakespeare e outros dramaturgos. E neste período de 1853 a 1857 traz para o seu teatro peças de dramaturgos franceses, ingleses e escandinavos.
Em 1857 volta à capital, e passou a desempenhar as funções de diretor do Teatro Norueguês em Cristiânia, porém ao trazer para os palcos autores nacionais e modernosia contra o desejo do comitê que o contratou, que queria apenas peças francesas que lhe garantiam sucesso como farsas triviais, melodramas medíocres e peças pseudofolclóricas. A companhia chega à falência em 1862. Ibsen percebe a desaprovação da critica e do público dedicando-se apenas ao jornalismo escrevendo grandes poemas e lendo grandes filósofos e teólogos dinamarqueses como, por exemplo,Kierkegaard, este último lhe influenciou bastante no sentido de que passa a ver que o mais importante é a consciência de si.
Passou a valorizar-se mais como indivíduo do que como patriota. Apesar disso, alguns anos mais tarde, em 1864, quando a Prússia e a Dinamarca entraram em guerra, Ibsen protestou e lutou de todas as formas para que a Noruega mostrasse solidariedade à Dinamarca ao invés de...
tracking img