IBM

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas John Watson, nascido em 17 de Fevereiro de 1874, não era nem um inventor, nem um técnico, mas suas contribuições para a ciência da computação foram substanciais, no entanto. Durante seus 42anos de liderança da IBM suas habilidades de marketing e de gestão e sua ênfase na pesquisa e desenvolvimento ajudou a criar a era do computador. Ele faleceu em 19 de junho de 1956.

Não foi atecnologia, mas a cultura da IBM que impulsionou o sucesso da empresa: A cultura da IBM era uma coisa totalmente nova… [A empresa] não era a melhor do mundo em nenhum aspecto do seu negócio… O que a IBM deWatson fez melhor do que qualquer outra empresa do mundo foi criar e administrar uma cultura corporativa forte, coesa – e bem-sucedida. Essa cultura uniu as várias divisões da empresa e motivou osfuncionários de um modo que os concorrentes não conseguiam superar.




No final do século XIX Herman Hollerith criou a máquina tabuladora de cartões perfurados e alugou várias unidades para os governosdos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Russia, entre outros. Ainda na casa dos vinte anos, ficou milionário, até que a sucessão da presidência do Census Bureou dos Estados Unidos encontrou diversosproblemas nos contratos, e como seu maior cliente, acabou causando o maior prejuízo.
Desesperado, Hollerith decidiu vender sua tecnologia. Por meio de licenciamento, deu parte para uma empresa Alemã, aDehomag, cujo dono era Willy Heidinger. Também, vendeu a empresa que fabricava suas máquinas, Tabulating Machine Company ao famoso Charles Flint, que anos antes havia patenteado a tecnologia usada pelosirmãos Wright nos aviões, e lucrava muito com a Guerra – inclusive, interviu até no Brasil ajudando oficiais a abafar uma revolta da Marinha, e também vendeu armas para Peru e Chile.
Charles Flintcomprou a Tabulating Machine Company por U$1,21 milhão, mais um contrato de dez anos de consultoria, a U$20.000 por ano – quantia enorme para a época. Numa fusão entre outras empresas, com a empresa de...
tracking img