Ibase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




Os primeiros balanços sociais empresariais foram divulgados no Brasil na década de 1980, mas só ganhou visibilidade em 1997, quando o Ibase elaborou um modelo único e simplificado de balanço, e o sociólogo Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, iniciou uma campanha pela divulgação voluntária das empresas.
A iniciativa em seus primeiros anos, conseguiuapoios importantes, e várias empresas conhecidas aderiram, inclusive sendo recomendado por agências reguladoras de diversos setores à todas empresas por elas reguladas. Foi também criado um selo com base no modelo Ibase pela Câmara Municipal de São Paulo, foram firmadas parcerias com federações, fundações, associações, jornais e universidades.
O Ibase lançou o selo social Ibase/Betinho,conferido a todas as empresas que publicassem o balanço social segundo o modelo apresentado pela instituição. O modelo do balanço continua disponível, mas o selo foi suspenso em 2008.
Ainda em 2008, o Ibase lançou a publicação Balanço Social. O desafio da transparência, onde são analisados mais de mil balanços sociais que foram publicados entre 1997 e 2005.













2. BALANÇOSOCIAL


O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. Serve também como instrumento para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.
É através do balançosocial que a empresa demonstra o que faz por seus colaboradores, dependentes e comunidade, mostrando assim as atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. É uma ferramenta que tem a capacidade de explicitar e medir a real preocupação da empresa com todos a sua volta, assim como pela vida no planeta. Assim, a principal função do balanço social é tornar pública a responsabilidadesocial empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

3. SURGIMENTO DO BALANÇO SOCIAL




Nos anos 60, nos EUA e na Europa, motivadas pelo repúdio à guerra do Vietnã, a sociedade passou a exigir uma nova postura ética, e com isso diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais através de elaboração e divulgação derelatórios anuais. Aqui no Brasil, a ideia surgiu em meados da década de 1970, mas apenas nos anos 80 que surgiram os primeiros balanços sociais das empresas. Já a partir da década de 90, diversas corporações de diferentes setores passaram a publicar seus balanços sociais anualmente.
No entanto, a proposta só ganhou visibilidade nacional quando, o Betinho (Herbert de Souza), lançou, em junhode 1997, uma campanha pela divulgação voluntária do balanço social. E, através de apoio e com a participação de diversas lideranças empresariais, a campanha decolou e gerou debates, seminários e fóruns. Foi, em decorrência dessa iniciativa que hoje é possível visualizar o sucesso do ato, e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está empleno curso.

4. A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO SOCIAL




O balanço social agrega valor, traz um diferencial para a imagem da empresa que o publica, fazendo-a ser cada vez mais valorizada, por investidores, consumidores e colaboradores, no Brasil e no mundo, já que o balanço social remete à imagem de uma empresa justa e responsável, além de diminuir os riscos através da conduta ética etransparente que a empresa assume.
Esse relatório é um moderno instrumento de gestão, uma valiosa ferramenta, que serve para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos, serve também como instrumento de avaliação, pois é através dele também, que, a empresa se faz conhecer e ser avaliado o seu risco e projeções pelos analistas de mercado,...
tracking img