Atrelado ao processo de avanço do capitalismo gerado pela globalização está o crescimento dos problemas sociais,pois esta nova fase desse modelo econômico que vem se desenvolvendo em conjunto com a revoluçãotécnico-científica define novos padrões ao meio de produção em que a demanda de trabalho diminui e se aprimora e desse modo o índice de desemprego dente a crescer consideravelmente, assim a desigualdade social se amplia e as políticaspúblicas são afetadas.
A partir dessa perspectiva o assistente social é desafiado a ao enfrentamento da questão social, visando isso a categoria procurar recuperar suas forças teóricas acumuladas desde a década de oitenta ea trabalhar alternativas ético-políticas que se apresentam atualmente a uma prática crítica e atuante em que o profissional trabalha na busca da eficácia em seus serviços prestados e na defesados direitos de cidadania dapopulação usuária.
É importante relatar que para melhor analisarmos o Serviço Social na contemporaneidade é necessário estudarmos o contexto social em que a profissão está inserida levando em consideração os movimentos declasse, as ações do Estado e do capitalismo e assim poderemos compreender os novos métodos de intervenção e as alternativas peculiares da prática profissional. Desse modo, pesquisando a partir da sociedade em conjunto, aoexplorarmos o produto histórico podemos entender que se antes o agente era um mero executor de projetos assistências hoje, até mesmo para se enquadrar até mesmo ao mercado de trabalho, este trabalha na elaboração depolíticas sociais buscando transpassar os limites burocráticos e inexpressivos da categoria e assim atribuindo ao assistente um perfil apto a construir planos de ação, a negociar por mais recursos com instituições e a proporalternativas de trabalho de acordo com as condições que lhes são oferecidas.
Com esse intuito, o assistente social também vem tentando evitar uma visão fatalista do processo histórico em que a ação já seria [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Editora Cortez, 1998. pp. 17-81.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Iamamoto-Marilda-Vilela-o-Servi%C3%A7o-Social/32620642.html

MLA

"IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Editora Cortez, 1998. pp. 17-81." TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Iamamoto-Marilda-Vilela-o-Servi%C3%A7o-Social/32620642.html>.

MLA 7

"IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Editora Cortez, 1998. pp. 17-81.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Iamamoto-Marilda-Vilela-o-Servi%C3%A7o-Social/32620642.html>.

CHICAGO

"IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Editora Cortez, 1998. pp. 17-81.." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Iamamoto-Marilda-Vilela-o-Servi%C3%A7o-Social/32620642.html.