IAHJDAHJD

600 palavras 3 páginas
Tema e problema: descreva de forma concisa e organizada, as possíveis escolhas apresentadas no dilema moral e demonstre porque ele se configura como um dilema.
Tema: Lida sobre a possibilidade de sacrificar ou não a vida de uma pessoa em prol à vida dos outros.

Problema: Toma por base a história de quatro marinheiros que ficam a deriva no mar com poucos mantimentos (comida e água). Com enorme dificuldade, mantiveram-se durante alguns dias, porém um dos marinheiros desobedeceu ao acordado e bebeu água salgada do mar, vindo a adoecer. Sem comer a oito dias, um dos marinheiros teve a ideia de sortear um deles para ser morto e servir de alimento para os sobreviventes. Inicialmente um dos marinheiros foi contra essa ideia, mas no dia seguinte acabaram matando o que estava doente e comeram sua carne por quatro dias. Após foram resgatados, presos e levados a julgamento.

Configura um dilema moral, pois, gera um tremendo problema: De um lado temos o sacrifício de uma vida humana, e do outro, a chance de salvar a vida dos três marinheiros que ficaram a deriva, sem água e comida por muitos dias. Ou seja, é uma questão que gera enorme perplexidade.

Teoria e os argumentos da posição assumida pela equipe colaborativa: apresentar a escolha assumida como resposta ao dilema moral (ética do dever ou da utilidade), e os argumentos teóricos que fundamentam essa possibilidade de escolha.
Entendo ser mais adequada a utilização para o caso concreto a teoria utilitarista, que é baseada na finalidade da ação, sem considerar a intenção de quem a pratica. Assim, torna-se possível a atitude dos marinheiros, a ser considerada ética, por que no final da ação ajudou na sobrevivência de um número maior de pessoas.

Ademais, a morte do taifeiro era quase que certa, devido a ingestão de água do mar e sua morte garantiu comida aos outros marinheiros e assim ajudou um número maior de pessoas a sobreviver até a chegada do resgate, o que seria

Relacionados