hyjfgvhbjn

4955 palavras 20 páginas
Escola Secundária Jaime Moniz evolução
Tema: Reprodução Humana: Como evolui o conhecimento científico sobre a reprodução da nossa espécie.

Atualmente, a reprodução é um processo pelo qual novos induvíduos são originados a partir de organismos vivos da mesma espécie. Esse processo permite que as características dos indivíduos sejam passadas para os seus decendentes garantindo a continuidade da espécie.
A reprodução dos seres vivos pode ser sexuada que ocorre quando há união de duas células, ou assexuada que ocorre quando um organismo pode se reproduzir por si só. No caso do ser humano, a reprodução ocorre sexuadamente, ou seja, com a união das células sexuais masculinas e femininas , o espermatozóide e óvulo, respetivamente. As células sexuais também são chamadas de gâmetas.
Contudo , os conhecimentos que atualmente possuímos acerca dos processos reprodutivos são recentes, se considerarmos a história da humanidade. Ao longo do tempo muitas foram as teorias que surgiram com o objetivo de explicar como ocorria a reprodução humana. Hipócrates (460-377 a. C.) considerava que um novo ser era formado pela junção de sémen do homem e “matéria inerte” da mulher. Através de forças sobrenaturais surgia um feto que se alimentava da matéria inerte da fêmea, por exemplo, o sangue menstrual, sendo assim explicada a ausência de menstruação nas mulheres grávidas.
Aristóteles (384-322 a. C) defendia a mesma tese que Hipócrates mas acrescentava que o “espírito” do embrião tinha origem apenas no esperma masculino. Aristóteles também observou que o embrião (com forma amorfa) se formava progressivamente originando um ser complexo e diferenciado, através de um processo que denominou epigénese.
No entanto, Aristóteles também observou que o coração se formava muito cedo no desenvolvimento embrionário. Assim sendo, propôs a teoria do pré-formismo, ou seja,” o animal” (ou alguns dos seus

Relacionados