hvvffhffyh

746 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes do planeta Terra. [...] Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são a maior base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica fornecedora de energia na maioria das células não-fotossintética. Polímeros insolúveis de carboidratos funcionam tanto como elementos estruturais quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais. Outros polímeros de carboidratos agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e participam do reconhecimento e coesão entre as células. (LEHNINGER, 2006)
Os hidratos de carbono, glicídios ou açúcares, como também são chamados os carboidratos são compostos que, em geral, apresentam fórmula empírica (CH2O)n. São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que, hidrolisadas, liberam estes compostos. Carboidratos com sabor doce, como sacarose, glicose e frutose, comuns na alimentação humana, são chamados açucares (sakcharon, em grego).
A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos também podem ser encontrados em associação com outras biomoléculas, sejam elas proteínas ou lipídios, que, de uma forma geral, originam os chamados glicoconjugados.
Objetivou-se nesse experimento realizar reações de: identificação de glicídios, glicídios redutores, diferenciação entre aldoses e cetoses e hidrólise de di e polissacarídeos. Para isso, foram usadas reações com iodo (reagente de lugol) e reação de Molish; reação de Benedict; reação de Seliwanoff; hidrólise da sacarose (ácido concentrado) e do amido, respectivamente. Na primeira reação houve a formação de um anel violeta (na interface dos líquidos) quando acrescentado o α-naftol. Com o iodo observou-se uma coloração violeta ao adicionar-se lugol à solução de amido. Na identificação de

Relacionados