Husserl, kant, hegel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Husserl, Kant, Hegel

Na opinião de alguns pensadores do século XIX e século XX a ciência positiva do psiquismo explicava ás causas das formas de conhecimento, bem como as demonstrações,sendo assim consideravam desnecessário às investigações filosóficas.

Husserl discordava de tais pensadores, segundo sua teoria a psicologia estuda e explica fatos observáveis, mas sem fornecerfundamentos e explicações, o que caberia a filosofia, que investiga o físico, o fisiológico, o psíquico, o comportamento, descrevendo as essências.

A consciência reflexiva tem o poder deconstruir ou criar as essências. Não é um fato observável, e também não é como imaginava a metafísica, uma alma ou ser espiritual. A consciência dá sentido ao mundo das coisas.

Para Kant, fenômenoera o que se oferece ao sujeito do conhecimento sob os conceitos de entendimento, as formas de espaço e de tempo.

Segundo Hegel, o conceito de fenômeno era tudo o que aparece só pode aparecerpara uma consciência e que a própria consciência mostra-se pelo conhecimento, definindo a consciência como um fenômeno. Hegel foi o primeiro a usar a palavra fenomenologia.

Husserl afirmouque fenômeno é a presença real de coisas reais frente à consciência. O sentido de um ser, suas idéias.



Que conceito Husserl traz para esse conceito de fenômeno?

Husserl defendia queexistiam dois tipos de fenômenos: os naturais e os culturais. E que só podia explicar o mundo com os fenômenos naturais, ou seja, pelo ato e o conteúdo do ato. A fenomenologia surgiu em momento decrise, Husserl criticava as teorias científicas relacionadas à objetividade e a crença de que a realidade diminui o que percebemos através dos sentidos.

O que é metafísica?

É uma área doconhecimento que faz parte da filosofia. Estuda os princípios da realidade, e procura dar explicações sobre a existência dos e seres e as razoes de estarmos no mundo, e analise também as relações e...
tracking img