Hurricane abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICURITIBA
FACULDADE DE DIREITO

DISCIPLINA DE DIREITO E HISTÓRIA

RUBIN CARTER
“HURRICANE”

CURITIBA - OUTUBRO DE 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................3
2. PEQUENA CARREIRA, GRANDES VITÓRIAS.......................4
3. PRISÃO, CONDENAÇÃO.........................................................53.1. PRISÃO.........................................................................5
3.2. CONDENAÇÃO.............................................................5
4. PERÍODO PRESO.....................................................................6
5. RECURSOS...............................................................................7
6. SUPORTEEXTERNO................................................................8
7. LIBERTAÇÃO E PÓS-LIBERTAÇÃO.......................................9
8. REFERÊNCIAS........................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Uma das maiores injustiças já protagonizadas nos tribunais norte-americanos, em toda a sua história. Esse é o caso do pugilista Rubin Carter, mais conhecido como “HURRICANE”.
Umboxeador que podia ter sido campeão do mundo em sua categoria, tendo hoje um nome mais consagrado do que o próprio Muhammad Ali, ícone mundial no mundo do boxe.
Rubin “Hurricane” Carter nasceu no dia 6 de maio de 1937, na pequena cidade de Clifton, New Jersey. Cresceu em Paterson-NJ, aonde, com 12 anos, já teve sua primeira experiência de prisão. Carter foi acusado de esfaquear um homem que, em suaversão dos fatos, dizia que era um pedófilo. Rubin foi mandado para o reformatório de Jamesburg, onde fugiu antes de completar toda a sua pena de seis anos.
Em 1954 Rubin se alistou no exército americano onde serviu em um corpo de segregados, ali tendo o início do seu treinamento de boxe. Neste período Rubin ganhou dois campeonatos de peso médio e retornou a Paterson-NJ, em 1956, tendo comoobjetivo se tornar lutador de boxe profissional.
Assim que ele retornou a sua cidade, Rubin foi encontrado e retornou para a cadeia para cumprir os 10 meses restantes de sua pena.
Em 1957 foi novamente preso por furto, ficando 4 anos preso na prisão de segurança máxima de Trenton, novamente por questões raciais. Neste período em que ele ficou preso, sua raiva estourou, fazendo que ele treinasse muitodentro da cadeia, treinasse com ódio.
Logo que ele foi libertado já se tornou profissional em 1961 e casou-se com uma mulher a qual permaneceu até ser condenado à prisão perpétua anos depois.

2. PEQUENA CARREIRA, GRANDES VITÓRIAS

Em suas quatro primeiras lutas, Rubin venceu todas, sendo duas por nocaute. O famoso apelido “HURRICANE” veio de seus velozes punhos. Em dezembro de 1963 em umaluta que não valia um cinturão, Rubin Carter venceu o então campeão mundial Emile Griffith no primeiro round, por nocaute.
Em dezembro de 1964, em uma luta que valia o titulo, Rubin lutou contra Joey Giardello em uma decisão dividida em 15 rounds. Foi uma das decisões mais contestadas no mundo do boxe até hoje, na qual Joey Giardello foi considerado vencedor mesmo a luta tendo sido visivelmenteganha por “Hurricane”. Mais uma vez foi alegado motivos raciais os quais prejudicaram o sucesso de Rubin Carter.
Rubin foi o candidato favoritíssimo ao próximo titulo mundial e com isso ele foi se tornando a pessoa mais popular de Paterson.
Infelizmente Rubin não conseguiu fazer tantos fãs na polícia. Muitas declarações dele dadas em jornais referentes a ocupações da polícia em bairros negrosforam fundamentais para perseguições que começaram a ocorrer, como ameaças tanto a ele, quanto a sua mulher.

3. PRISÃO, CONDENAÇÃO

3.1 PRISÃO

Em 17 de junho de 1966 houve o assassinato de três pessoas no Bar Lafayette & Grill, em Paterson. Patty Valentin foi a primeira testemunha ocular a ver os corpos no chão.
Outras testemunhas disseram que avistaram um carro branco com dois...
tracking img