Ms. Darana Azevedo
Contexto
Principais ideias da reforma sanitária:
Democracia: a utopia igualitária (universalidade, eqüidade); Reconhecimento da determinação social do processo saúde-doença, trazendo uma perspectiva de atenção integral; Proposição de uma nova divisão do trabalho em saúde, incluindo um papel ativo dousuário na construção da saúde.
Contexto
Constituição federal de 1988 a saúde é descrita como um direto de todos e dever do Estado, regida pelos seguintes princípios: Universalidade, Integralidade, Equidade, Participação social e Descentralização.
Contexto
O modelo tecnoassistencial, a organização da gestão e as maneiras como se faz a política de saúde são todos elementos críticos nestasituação.
Contexto
A mudança das práticas de saúde e a reorientação do modelo tecnoassistencial são campos em que o SUS ainda não foi capaz de produzir avanços significativos.
Contexto
Um dos aspectos que mais tem chamado a atenção quando da avaliação dos serviços é o despreparo dos profissionais para lidar com a dimensão subjetiva que toda prática de saúde supõe.
HumanizaSUSHumanizaSUS é uma política pública de saúde, criada em 2003, que reafirma os princípios da universalidade, equidade e integralidade do SUS mas, também, propõem outros como a transversalidade, a indissocialibilidade entre atenção e gestão e protagonismo, coresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
HumanizaSUS
O HumanizaSUS lança mão de ferramentas e dispositivos para consolidarredes, vínculos e a co-responsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores, potencializando a garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada.
Marcas a serem atingidas:
Redução de filas e o tempo de espera baseados em critérios de risco; Profissionais e os serviços de saúde de referência; Garantia de informações ao usuário, acompanhamento e os direitos do código dosusuários do SUS; Gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários assim como educação permanente aos trabalhadores.
Eixos de Ação
No eixo das instituições do SUS: Pretende-se que a PNH faça parte do Plano Nacional, dos Planos Estaduais e Municipais dos vários governos, sendo pactuada na agenda de saúde (agenda de compromissos) pelos gestores e pelo Conselho de Saúde correspondente;Eixos de Ação
No eixo da gestão do trabalho: Propõe-se a promoção de ações que assegurem a participação dos trabalhadores nos processos de discussão e decisão, fortalecendo e valorizando os trabalhadores, sua motivação, o autodesenvolvimento e o crescimento profissional;
Eixos de Ação
No eixo do financiamento: Propõe-se a integração de recursos vinculados a programasespecíficos de humanização e outros recursos de subsídio à atenção, unificando-os e repassando-os fundo a fundo mediante o compromisso dos gestores com a PNH;
Eixos de Ação
No eixo da atenção: Propõe-se uma política incentivadora do protagonismo dos sujeitos e da ampliação da atenção integral à saúde, promovendo a intersetorialidade;
Eixos de Ação
No eixo da educação permanente:Indica-se que a PNH componha o conteúdo profissionalizante na graduação, pós-graduação e extensão em saúde, vinculando-a aos Pólos de Educação Permanente e às instituições de formação;
Eixos de Ação
No eixo da informação/comunicação:
Indica-se por meio de ação de mídia e discurso social amplo a inclusão da PNH no debate da saúde;
Eixos de Ação
No eixo da gestão da PNH: Indica-se oacompanhamento e avaliação sistemáticos das ações realizadas, estimulando a pesquisa relacionada às necessidades do SUS na perspectiva da humanização.
Atenção básica
Ações que devem ser desenvolvidas por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, e dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas...