Humanizasus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A humanização dos Sistema Único de Saúde – SUS


O sistema de saúde público no Brasil é manifestamente insuficiente e carente de qualidade. A Política Nacional de Humanização (PNH) lançada em2003 busca melhorar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários, para oferecer atendimento de qualidade na rede pública de saúde. Essa política tem a proposta de criar um SUS construído com aparticipação de todos os envolvidos e comprometidos com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos.
A política de humanização do SuS não é imediata, e sim diretrizes que apontampara a necessidade de reposicionar a organização dos serviços, as ofertas de cuidado e os processos de trabalho sem desprezar o que hoje tomou-se como secundário ou menor: as formas de relação entreos sujeitos. 
Por mais que estamos completando quase 10 anos o PNH sofre várias dificuldades pra ser implantada. A insuficiência de equipe, estrutura administrativa inadequada a falta de recursosfinanceiros e a rotatividade e dificuldade de contratação de médicos são alguns exemplos de dificuldades encontrados no SUS. Além da má impressão que a sociedade brasileira se tem da saúde pública dopaís.
A Política Nacional de Humanização reconhece os avanços do Sistema Único de Saúde. Identifica-se nas próprias realizações de trabalhadores e gestores do SUS elementos para o enfrentamento esuperação de dificuldades. Assim, o HumanizaSUS é uma política de valorização da capacidade de criar, de superar, de avançar mesmo considerando as varias dificuldades e carências. 
Muitosserviços de saúde Brasil afora têm adotado essa política de humanização como orientação para reconstruir práticas de gestão e de modos de cuidar. Os efeitos dessa opção têm permitido mudanças importantes notrabalho em saúde, recompondo a aliança ética de defesa da vida entre gestores, trabalhadores e usuários. 
Não só os que dependem dos SUS mais sim todos os brasileiros esperam que os problemas...
tracking img