Humanizar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HUMANIZAR

A viagem a que Carlos Drummond de Andrade se refere, o homem depois de colonizar e explorar outros planetas, se sente insatisfeito, ele um explorador natoterá agora que fazer uma das viagens mais perigosas, explorar o seu próprio eu a procura da felicidade, por os pés no chão, sem pressa para atenção, precisaexperimentar a alegria de con-viver (viver em conjunto), descobrir seu valor e se humanizar. Mas apesar da vasta experiência em colonização, terá ele esta valiosa experiência emhumanização?
A saúde no Brasil, assim como nas viagens aos planetas explorados por Drummond, está um caos, pacientes esquecidos nos corredores hospitalares, ondefrequentemente não há leitos suficientes, falta profissionais qualificados deixando os pacientes angustiados, inseguros e insatisfeitos.
O Humaniza Sus é como se fosse umaviagem para dentro do sistema de saúde, procurando promover as mudanças necessárias para que este seja um sistema eficaz e acessível a todos.
Espera-se do HumanizaSus, o respeito com o ser humano, a colaboração, o comprometimento, a cooperação coletiva em prol do sujeito adoecido, espera-se o ato humano de homem para homem, sempreconceitos, respeitando as diferenças sociais e culturais.
Aos profissionais da saúde foi concebida a difícil tarefa de realizar esta prática, o convívio com o próximo(doentes e familiares), o amor, afeto, cumplicidade, acolhimento, o cuidar, escutar suas dificuldades e aflições, sendo solidário e valorizando o ser humano, criandovínculos não só sociais, mas afetivos, olhando para o próximo como a si mesmo, enfim trabalhar em conjunto, humanizar.

Palavra chave: viagem - con-viver - humanizar
tracking img